Início ruim do Manchester United
O início insatisfatório do Manchester United na temporada 2025/26 aumentou a pressão sobre o treinador Ruben Amorim, gerando incertezas a respeito de seu futuro à frente da equipe. Amorim, de 40 anos, assumiu o comando do clube em novembro do ano passado, mas não conseguiu elevar os Red Devils na tabela da Premier League, terminando o último ano em uma posição inédita, na 15ª colocação. Mesmo após a contratação de novos jogadores no valor de £200 milhões durante a pré-temporada, o treinador não conseguiu transformar a equipe, já tendo perdido 50% das partidas disputadas na primeira divisão até o momento.
Desempenho em Copas
A situação se agravou ainda mais com a eliminação precoce na Carabao Cup, onde a equipe foi derrotada nos pênaltis pelo Grimsby Town, um clube da League Two. Essa derrota certamente o aproximou da porta de saída. Apesar de constantes relatos de que não há previsão de troca de treinador no futuro próximo, vários nomes estão sendo considerados para assumir o comando em Old Trafford.
Busca do Manchester United por um novo treinador
Nos últimos dias, o nome do treinador do Crystal Palace, Oliver Glasner, ganhou destaque nas especulações sobre uma possível troca de comando no Manchester United. Isso se justifica, considerando o bom desempenho recente do técnico no Selhurst Park. O austríaco conduziu os Eagles a uma impressionante sequência de 18 jogos sem derrotas, incluindo uma vitória sobre o Liverpool no último final de semana, além de conquistas recentes na FA Cup e na Community Shield.
Entretanto, Glasner não é o único nome que está sendo considerado no momento. De acordo com o jornal The Sun, a diretoria do Manchester United também está avaliando a possibilidade de contratar Andoni Iraola, atual treinador do Bournemouth. A reportagem sugere que a diretoria do United ficou bastante impressionada com o trabalho de Iraola e pode considerar uma proposta caso Amorim seja demitido.
Ainda segundo a publicação, Iraola faz parte da lista atual de candidatos para substituir o treinador de 40 anos, que inclui Glasner. Contudo, ainda é incerto se a diretoria do Manchester United seguirá em busca de algum desses dois profissionais.
Comparação com Mikel Arteta
Embora o Arsenal seja um clube que não agrada a todos os torcedores do Manchester United, muitos deles podem sentir uma pontada de inveja em relação ao desempenho dos Gunners sob o comando de Mikel Arteta. O espanhol está próximo de completar seis anos à frente do clube no Emirates Stadium e, apesar de ter conquistado apenas um grande troféu, conseguiu transformar a equipe em uma constante candidata ao título da Premier League. O Arsenal terminou como vice-campeão nas últimas três temporadas e, neste ano, já demonstrou indícios de que pode ir ainda mais longe, como evidenciado pela virada impressionante contra o Newcastle United.
Arteta conseguiu oferecer aos torcedores razões para se orgulharem de seu clube, algo que Iraola também fez com o Bournemouth, embora em um nível diferente. O treinador espanhol assumiu o comando da equipe da costa sul em 2023 e levou o clube a novas alturas, alcançando a melhor colocação da história da equipe na Premier League, ao finalizar a última temporada em 9º lugar.
Desafios enfrentados por Iraola
Entretanto, Iraola enfrentou dificuldades recentemente, perdendo jogadores importantes como Dean Huijsen, Milos Kerkez e Illia Zabarnyi, que se transferiram para grandes clubes europeus durante o último verão. Apesar das saídas, ele conseguiu levar o Bournemouth à 6ª colocação após as primeiras seis partidas, com a única derrota ocorrendo contra o Liverpool na estreia, em Anfield. Nas palavras do jornalista James Horncastle, citado por John Brewin no podcast Libero, Iraola é considerado o "melhor técnico da Premier League".
Iraola, que foi descrito como "fenomenal" por um jornalista, apresentou uma taxa de vitória de 40% no comando do Bournemouth, tendo vencido 38 de seus 94 jogos. Ele conseguiu esse desempenho com um orçamento reduzido, e é certo que teria uma quantia significativa para trabalhar no Manchester United, o que poderia permitir que ele realizasse as mudanças necessárias para competir com Arteta, que lidera o Arsenal.
Estatísticas de Andoni Iraola na Premier League
Estatísticas
- Jogos dirigidos: 82
- Vitórias: 31
- Empates: 22
- Derrotas: 29
- Gols marcados: 120
- Gols sofridos: 120
- Pontos conquistados: 115
- Média de pontos por jogo: 1.40
- Percentual de vitórias: 37.8%
Dados via Transfermarkt
As semelhanças entre Iraola e Arteta são notórias, uma vez que ambos têm a mesma idade e fizeram um impacto significativo na Premier League após suas respectivas contratações. Além disso, ambos são oriundos do País Basco, e o Manchester United teria a oportunidade de contratar um excelente treinador caso decida buscar Iraola nos próximos meses.
A trajetória de Iraola no Bournemouth o tornou um dos jovens treinadores mais talentosos da Europa, mas ainda não está claro quanto os Cherries exigiriam por sua assinatura nos próximos meses. Também não se sabe se Iraola estaria disposto a aceitar o cargo em Old Trafford, mas, caso consiga replicar seu talento no Manchester United, não há razão para que a equipe não possa subir na tabela sob sua orientação no futuro.