Com o suporte de federações, UEFA considera suspensão de Israel em competições europeias

Banimento de Israel das Competições da UEFA

Votação do Comitê Executivo

O comitê executivo da UEFA está previsto para realizar uma votação nesta semana com o objetivo de banir Israel de competições europeias. De acordo com informações publicadas pelo jornal "The Guardian", a proposta de banimento se aplicaria exclusivamente às seleções e clubes israelenses, restringindo sua participação nas competições organizadas pela UEFA. Assim, a seleção nacional de Israel ficaria impedida de competir nas Eliminatórias para a Eurocopa e na Liga das Nações. Paralelamente, o clube Maccabi Tel Aviv seria removido desta temporada da Liga Europa.

Participação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Apesar do banimento das competições da UEFA, Israel ainda teria a possibilidade de participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Essa circunstância se deve ao fato de que a FIFA é a entidade responsável pela organização do torneio, e a decisão de excluir Israel da competição poderia ser considerada politicamente sensível para a FIFA, o órgão máximo do futebol mundial. Além disso, foi reportado que o governo dos Estados Unidos manifestou sua intenção de impedir qualquer esforço para banir a seleção israelense de participar da próxima Copa do Mundo, que contará com os Estados Unidos como um dos países-sede.

Relações Políticas e Pressões

A situação é ainda mais complexa devido ao relacionamento próximo entre Gianni Infantino, presidente da FIFA, e Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. A pressão pela exclusão de Israel das competições tem aumentado nas últimas semanas, impulsionada por uma série de movimentações nos bastidores. Na última sexta-feira, o presidente da federação turca fez um apelo público pela suspensão da seleção israelense. Além disso, federações de outros países, como Itália e Noruega, também têm se manifestado em favor do boicote.

Aprovação da Suspensão

Para que qualquer decisão de suspensão da Federação Israelense seja aprovada, será necessária uma maioria simples entre os membros do comitê. Segundo o "The Guardian", há uma tendência nos bastidores indicando que a maioria das principais federações da UEFA está inclinada a apoiar a suspensão. Nesse contexto, a partida do Maccabi Tel Aviv contra o Dinamo Zagreb, que ocorrerá na segunda rodada da Liga Europa, pode se tornar o último envolvimento da equipe israelense em competições organizadas pela UEFA por um período indefinido. Com essa eventual suspensão, a vaga que seria destinada ao Maccabi Tel Aviv pode ser repassada ao Dinamo de Kiev, que foi eliminado nos playoffs pelos israelenses.

Related posts

Estevão faz seu primeiro gol pelo Chelsea e assegura a vitória em clássico da Premier League

Howe deve renovar contrato com o “inimigo público número um” do Newcastle

PSG enfrenta novo desafio com lesão antes do confronto contra o Lille

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais