Clássico-Vovô agita o domingo do Brasileirão
Neste domingo, 28 de setembro, um dos jogos mais aguardados da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá. Às 16h (horário de Brasília), Fluminense e Botafogo se enfrentarão no Clássico-Vovô, um confronto que reúne equipes com múltiplos problemas a serem enfrentados. O Fluminense, por exemplo, fará sua estreia com um novo treinador após a inesperada saída de Renato Gaúcho no meio da semana. Por outro lado, o Botafogo enfrenta uma série de desfalques, mesmo com alguns retornos.
Onde assistir
O jogo será transmitido pela TV aberta através da Globo, e no sistema de Pay-per-view pelo Premiere.
Como chega o Fluminense
A situação do Fluminense nas Laranjeiras já foi mais tranquila. O clube, que é um dos que menos trocou de treinador na última década, agora passa por um momento difícil após a eliminação na Copa Sul-Americana para o Lanús, da Argentina. A demissão de Renato Gaúcho após a derrota nas quartas de final, que pegou até mesmo os jogadores de surpresa, foi um acontecimento impactante para a equipe.
O novo técnico, Luis Zubeldía, iniciou seus trabalhos com o elenco tricolor na última sexta-feira, 26 de setembro, marcando seu primeiro contato com os jogadores. Antes disso, o treino da quinta-feira, 25 de setembro, foi conduzido pelo auxiliar permanente Marcão. A expectativa é de que Zubeldía não implemente mudanças drásticas na formação do time para sua estreia.
No entanto, o Argentino não poderá contar com Igor Rabello, que está suspenso após ter sido expulso na partida contra o Vitória, que ocorreu no último fim de semana. Naquela ocasião, o Tricolor, mesmo com uma formação mesclada, conseguiu uma vitória por 1 a 0, alcançando a oitava posição do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos, embora tenha dois jogos a menos em relação a alguns adversários. Além de Rabello, o Fluminense também não contará com Ganso, que está se recuperando de uma lesão de grau 2 na panturrilha esquerda, e Nonato, que encontra-se em processo de transição após uma inflamação no tornozelo direito.
Adicionalmente, o Fluminense enfrenta outro desafio, pois não vence o Botafogo há oito partidas, tendo sofrido derrotas seguidas para o rival desde junho de 2022.
Como chega o Botafogo
Enquanto isso, o Botafogo tenta se recuperar das feridas deixadas pela eliminação na Copa do Brasil, onde foi derrotado pelo Vasco em casa, no Estádio Nilton Santos. A equipe busca se reerguer no Campeonato Brasileiro. Após uma vitória sobre o Atlético-MG, com um gol de 1 a 0, o Botafogo ficou com um empate polêmico contra o Grêmio em Porto Alegre, terminando a rodada na quinta posição, com 40 pontos.
Apesar dos retornos de Marçal, Santi Rodríguez e Chris Ramos, que estavam suspensos e voltam a estar disponíveis, o técnico Davide Ancelotti ainda enfrenta uma série de desfalques. O time não contará com Barboza e Kaio Panteleão, que estão suspensos, além de Montoro, Neto, Danilo e Nathan Fernandes, que estão se recuperando de lesões. Barboza, por exemplo, está com a seleção sub-20, participando do Mundial da categoria. Outros jogadores, como Alex Telles, Allan, Savarino, Joaquín Correa e Mastriani, são considerados dúvidas para o confronto.
Diante dessa situação, a defesa do Botafogo pode ser composta por David Ricardo e Marçal. Caso o lateral-esquerdo de origem não seja escalado, Gabriel Bahia poderá fazer sua estreia na equipe principal.
Detalhes da partida
FLUMINENSE x BOTAFOGO
Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
Data e horário: 28/09/2025 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
FLUMINENSE:
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules, Canobbio, Lucho Acosta e Serna; Eve.
Técnico: Luis Zubeldía.
BOTAFOGO:
Léo Linck; Vitinho, David Ricardo, Marçal (Gabriel Bahia) e Cuiabano; Marlon Freitas, Newton, Artur, Jeffinho e Santi Rodríguez; Arthur Cabral.
Técnico: Davide Ancelotti.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
O Clássico-Vovô promete ser um confronto emocionante, com cada equipe buscando superar suas dificuldades e conquistar a vitória.