Crise no Manchester United
O Manchester United tem enfrentado uma crise nos últimos anos, com o clube constantemente apresentando desempenhos muito abaixo das altas expectativas que estabeleceu para si mesmo. A equipe comandada por Ruben Amorim encerrou a última temporada na modesta 15ª posição na Premier League, alcançando a pior colocação na história da competição desde sua formação em 1992. Um dos principais problemas da equipe é a falta de solidez no meio-campo, com o treinador de 40 anos ainda não tendo conseguido estabelecer a melhor formação para essa área do campo.
Dificuldades no meio-campo
Jogadores como Bruno Fernandes, Casemiro, Manuel Ugarte e Kobbie Mainoo estão todos no elenco, mas o técnico ainda não determinou qual dupla é a mais adequada para seu sistema 3-4-2-1. Esse setor, no entanto, já foi um dos pontos fortes dos Red Devils, com Sir Alex Ferguson contando anteriormente com um dos maiores talentos que a Premier League já viu.
Tempo de Paul Scholes no Manchester United
Paul Scholes foi parte do elenco da "Class of ’92", que contou com diversos talentos da base que conseguiram subir para o time principal e ajudar Ferguson a conquistar 13 títulos da Premier League em Manchester. Poucas pessoas poderiam imaginar o impacto que ele teria na equipe principal, culminando em mais de 700 partidas pelo clube do coração em todas as competições.
A maioria de suas aparições pelos Red Devils ocorreu na primeira divisão do futebol inglês, onde foi parte de 11 conquistas de títulos da divisão principal do clube – o segundo maior número na história, atrás apenas de Ryan Giggs. Scholes passou um total de 19 anos e meio como jogador do time principal do United, tendo dedicado toda sua carreira aos Red Devils antes de se aposentar no verão de 2013.
Títulos e legados
Ao final de sua carreira, Scholes acumulou um total de 27 troféus conquistados em Old Trafford, o que destaca ainda mais o sucesso que ele alcançou durante sua trajetória como profissional. Contudo, o clube acreditou ter encontrado sua próxima versão do inglês há alguns anos, mas acabou se desfazendo dele por um valor baixo sob a gestão do ex-treinador Erik ten Hag.
O ex-jogador do United rotulado como o novo Scholes
Durante a era Ten Hag como treinador do United, o holandês investiu mais de £600 milhões em novos jogadores, buscando direcionar o clube de volta ao caminho certo após anos de fracassos em campo. Jogadores como Casemiro e Raphael Varane foram trazidos do Real Madrid, oferecendo à equipe a experiência de alto nível necessária para que o clube recuperasse seu antigo prestígio. O último dos dois deixou o clube em uma transferência gratuita no verão de 2024, enquanto o brasileiro ainda lutava para controlar sua disciplina, acumulando quatro cartões vermelhos nos últimos três anos.
Donny van de Beek foi outro jogador que se juntou aos Red Devils em uma tentativa de ajudar o clube a subir na tabela, tendo sido contratado por £35 milhões, com £5 milhões em adicionais, no verão de 2020. No entanto, assim como muitos dos reforços recentes, ele não conseguiu alcançar as expectativas que foram criadas, somando um total de 62 aparições durante um período de quatro anos em Old Trafford.
Expectativas frustradas
Ele foi rotulado como “o novo Scholes” por seu compatriota Edwin van der Sar no momento de sua transferência, mas é seguro afirmar que o holandês enfrentou dificuldades para se firmar na Inglaterra. Van de Beek só conseguiu fazer mais de 20 aparições em uma única temporada de suas quatro temporadas em Manchester, com lesões também desempenhando um papel importante na interrupção de seu progresso e na dificuldade em garantir um lugar no time titular.
Estatísticas de Donny van de Beek
- Taxa de Transferência: £35 milhões
- Aparições: 62
- Custo por Aparição: £564 mil
- Minutos Jogados: 2.151
- Custo por Minuto: £16,2 mil
- Gols: 2
- Custo por Gol: £17,5 milhões
- Assistências: 2
- Custo por Assistência: £17,5 milhões
- Envolvimentos em Gols: 4
- Custo por Envolvimento em Gol: £8,75 milhões
Embora ele tenha marcado alguns gols, suas atuações impressionantes foram esporádicas, o que resultou em sua queda na hierarquia nos últimos anos. Ele fez apenas duas aparições na temporada 2023/24 antes de ser vendido por Ten Hag no verão de 2024, assinando com o clube da LaLiga Girona por um valor reportado de €500 mil (£435 mil).
O impacto das lesões
Entretanto, a decisão de se desfazer dele pode ter sido a correta, especialmente após o jogador de 28 anos ter saído mancando devido a uma lesão no tendão de Aquiles durante a partida contra o Athletic Club na terça-feira à noite. É realmente lamentável que sua transferência para a Inglaterra não tenha dado certo, especialmente considerando que a diretoria gastou uma quantia significativa para tirá-lo do Ajax em 2020.
Os elogios nos primeiros momentos de sua passagem pelo United despertaram razões para que os torcedores se sentissem otimistas, mas, infelizmente, o clube ainda está em busca de um jogador que consiga preencher os sapatos de Scholes em Old Trafford.