Liverpool perdeu seu “astro” por um valor inferior ao de Quansah

Liverpool em Transição

O Liverpool conquistou a Premier League na temporada passada e, em seguida, passou por mudanças significativas durante a janela de transferências de verão. Pode-se considerar que os Reds estão em um período de transição. Essa afirmação pode ser feita para a campanha de 2024/25, quando o Liverpool se destacou ao longo do campeonato e, sim, conquistou o título da liga no primeiro ano de Arne Slot à frente da equipe.

Mudanças na Equipe

É importante notar que muitas mudanças ocorreram na equipe durante o verão, com várias entradas e saídas ao longo da Anfield Road. Independentemente da posição que se adote sobre essa questão, é inegável que o Liverpool sob o comando de Slot é novamente um candidato ao título, tendo vencido todas as suas cinco primeiras partidas na Premier League, estabelecendo uma vantagem de cinco pontos na liderança. No ano passado, a equipe só conseguiu essa marca em novembro.

Embora ainda seja cedo, o Liverpool está se moldando como uma força competitiva, tendo contratado jogadores como Alexander Isak e Florian Wirtz, entre outros. No entanto, a equipe não é impenetrável, uma vez que os problemas defensivos do Liverpool foram agravados pela lesão no ligamento cruzado anterior (ACL) de Giovanni Leoni, que ocorreu durante uma partida contra o Southampton na Carabao Cup.

Impacto da Lesão de Leoni

A lesão de Leoni representa um duro golpe para o jovem jogador. Ele fez uma estreia impressionante pelo Liverpool após deixar o Parma durante o verão. Agora, com apenas 18 anos, Leoni deverá se recuperar ao longo de sua primeira temporada na Inglaterra, sendo improvável que ele esteja em condições de jogo até os momentos decisivos da competição.

Leoni demonstrou calma, segurança e confiança com a bola, e essa lesão é um revés significativo para um atleta tão jovem. Neste momento, o diretor esportivo Richard Hughes pode lamentar a falha do Crystal Palace em contratar um substituto para Marc Guehi ao final da janela de transferências, encerrando uma negociação que parecia praticamente concluída e que vinha sendo planejada durante todo o verão. O futebol é assim, mas não há dúvida de que os campeões da Premier League se encontram agora a uma lesão de Virgil van Dijk de uma crise, enquanto buscam conquistar títulos em quatro frentes.

Guehi também pode estar frustrado com o desenrolar dos acontecimentos, pois suas chances de atuar regularmente pelo Liverpool seriam quase certas, caso ele tivesse finalizado a transferência de última hora.

Frustrações na Direção

Hughes e Slot podem estar tacitamente frustrados por terem vendido Jarell Quansah para o Bayer Leverkusen por £35 milhões, uma vez que a diretoria não conseguiu garantir ao jovem talento da base a regularidade de minutos necessária no clube. Contudo, há também uma confiança considerável na capacidade do Liverpool de se superar. A linha defensiva da equipe foi reformulada nos últimos meses.

Entretanto, a saída de Quansah não é a única que pode ter deixado um ar de arrependimento. De fato, um sentimento muito mais profundo de regresso pode ser atribuído ao clima em torno da saída de Trent Alexander-Arnold para o Real Madrid em junho.

O Valor de Alexander-Arnold Após a Saída

O Liverpool estava em uma situação complicada. As preocupações relacionadas às situações contratuais de Van Dijk, Mohamed Salah e Alexander-Arnold dominaram a campanha de 2024/25, sendo esta a primeira sob o comando de Slot. É compreensível que muitos acreditassem que os Reds poderiam desmoronar após a saída de Jürgen Klopp, com os três jogadores "principais" previstos para deixarem o clube junto com o treinador. No entanto, essa expectativa não se concretizou. O capitão e o principal artilheiro renovaram seus vínculos com o Liverpool, mas Alexander-Arnold, de 26 anos, deixou o clube para se juntar ao time de Xabi Alonso no Real Madrid.

Carreira de Trent no Liverpool

Competição Jogos Gols (assistências)
Premier League 257 18 (67)
Champions League 60 2 (13)
FA Cup 13 1 (3)
Carabao Cup 10 0 (6)
Europa League 5 0 (2)
Club World Cup 2 0 (1)
CL Qualifying 2 0 (1)
Community Shield 2 1 (0)
UEFA Super Cup 1 0 (0)

Estatísticas via Transfermarkt

Alexander-Arnold foi elogiado como um talento "geracional" por criadores de conteúdo, e sua capacidade de passe, visão e invenções em campo o destacaram. Embora ele não seja a solução imediata para os problemas defensivos do Liverpool, sua saída é um reflexo das mudanças que afetaram a linha de defesa de Slot nos últimos meses.

Após recusar ofertas da FSG, o internacional inglês estava prestes a assinar com o Real Madrid como agente livre, quando Florentino Pérez decidiu trazê-lo para o Club World Cup, pagando ao clube inglês uma taxa de £8 milhões para liberá-lo de seu contrato algumas semanas antes do previsto. Esse valor é consideravelmente inferior ao montante que o Liverpool arrecadou com a venda de Quansah e evidencia a habilidade do clube nas negociações, que, apesar de gastar bastante durante o verão, também conseguiu um bom retorno financeiro.

Embora o que está feito esteja feito, Alexander-Arnold figura entre os melhores do mundo, mesmo que esteja enfrentando dificuldades para se adaptar ao novo clube, tendo passado por uma sequência de lesões que o afastaram do campo por um período indeterminado. Para o Liverpool, ter conseguido um retorno financeiro por um jogador prestes a ter seu contrato encerrado é um testemunho da habilidade de Hughes nas negociações. Contudo, de acordo com o Transfermarkt, seu valor de mercado já disparou novamente para £66 milhões, superando a quantia de £35 milhões que os Reds estavam dispostos a pagar por Guehi.

Adicionalmente, quando Alexander-Arnold se adaptar plenamente ao futebol espanhol — e isso certamente acontecerá — seu valor só tende a aumentar ainda mais. Apesar da contratação de Frimpong, do contínuo desenvolvimento de Conor Bradley e da interessante readequação de Dominik Szoboszlai para atuar como lateral-direito quando necessário, nenhum deles se compara a Trent.

Ele era verdadeiramente único, e a parte mais dolorosa é que todos os torcedores, seja em Merseyside ou além, sentiram que ele estava trilhando um caminho rumo à imortalidade no Liverpool, destinado a substituir Van Dijk como capitão do clube e, um dia, ocupar um lugar ao lado de Steven Gerrard em uma galeria de ídolos. "Ele foi uma superstar", disse Alan Shearer, reconhecendo o jogador da seleção inglesa ao final de sua carreira na Premier League. Alexander-Arnold deve sempre ser valorizado por sua contribuição em um período prolongado de sucesso, mas agora ele se encontra em uma categoria diferente, uma que os torcedores olharão para trás com um sentimento de arrependimento por muitos anos.

Related posts

Miovski Revela por que os Jogadores do Rangers São Subestimados

Nuno Causou Surpresa com Sua Primeira Ação no West Ham Após Substituir Potter

Shearer destaca característica impressionante de estrela do Newcastle que o surpreendeu

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais