Publicação da LDU provoca reações
Após a vitória da Liga de Quito sobre o São Paulo nas quartas de final da Libertadores, o clube equatoriano fez uma postagem nas redes sociais que gerou controvérsia. A publicação fez uso de uma frase que se tornou conhecida no continente, relacionada à fama do estádio Morumbi, onde o São Paulo manda seus jogos. A mensagem compartilhada foi: "Definitivamente, o Morumbi, sim, te mata", acompanhada de uma imagem do Morumbi com o símbolo da Liga de Quito no topo.
Eliminação do São Paulo
Essa derrota do São Paulo para a LDU marca a segunda eliminação consecutiva da equipe brasileira para o mesmo adversário em competições internacionais. Em 2023, durante a disputa da Copa Sul-Americana, a Liga de Quito também foi responsável pela eliminação do Tricolor, que ocorreu nas quartas de final da competição. Naquela ocasião, o técnico da LDU era Luis Zubeldía.
Reação do Nacional do Uruguai
Embora a postagem da LDU parecesse uma provocação esportiva ao São Paulo, ela gerou revolta em outro clube sul-americano, o Nacional, do Uruguai. O motivo para essa indignação remonta a uma trágica noite de 22 de agosto de 2024, quando o zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, passou mal durante uma partida contra o São Paulo, também nas oitavas de final da Libertadores daquele ano. O atleta foi imediatamente levado ao hospital, mas infelizmente faleceu cinco dias depois, em decorrência de uma arritmia cardíaca.
Comunicado do Nacional
O Nacional não hesitou em emitir um comunicado oficial, por meio de suas redes sociais, onde "rechaçou enfaticamente" a postagem da LDU. O texto afirmou: "Desde o Club Nacional de Football, rechaçamos enfaticamente a mensagem nas redes sociais publicada pela Liga de Quito. Mensagens desse nível tocam em um tema muito doloroso tanto para nossa instituição, como para o São Paulo, o futebol sul-americano e mundial. Entendemos que essa mensagem atenta contra o trabalho conjunto que todos os clubes realizam para a erradicação da violência no nosso esporte."
Retirada da postagem
Após a repercussão negativa provocada pela postagem, a mensagem não está mais disponível nas redes sociais oficiais da Liga de Quito.