Porto e Salzburg em Jogo Movimentado na Áustria
Em seu primeiro jogo na Liga Europa, o FC Porto enfrentou o RB Salzburg na Red Bull Arena, na Áustria, em uma partida realizada na quinta-feira, 25 de setembro. O confronto, que corresponde à primeira rodada da competição, apresentou uma intensa movimentação, com um total de 27 finalizações, sendo 14 para o time da casa e 13 para os visitantes. A única bola que encontrou o fundo da rede foi marcada no último lance do jogo, aos 47 minutos, com um gol espetacular de William Gomes. O resultado final foi Porto 1, Salzburg 0, surpreendendo a torcida presente.
Tanto o Porto quanto o Salzburg tiveram um gol cada que foram corretamente anulados. O Porto, que teve 54% de posse de bola durante a partida, lamentou especialmente um chute de Borja Sainz que acertou o travessão no primeiro tempo. Por outro lado, o gol que Vertessen desperdiçou para os austríacos na etapa final foi considerado inacreditável.
Primeira Parte: Porto Mais Perigoso
O primeiro tempo do jogo foi marcado por uma grande movimentação, com ambas as equipes se arriscando em várias finalizações. O Salzburg finalizou 9 vezes, enquanto o Porto teve 8 tentativas. Entretanto, apenas dois chutes foram direcionados ao gol em cada lado. O Porto teve mais controle da posse de bola, com 53%, e foi responsável pelas duas melhores oportunidades da primeira metade da partida: um chute de Borja Sainz que acertou o travessão e um gol de Froholdt que foi corretamente anulado, pois a bola havia tocado no braço do companheiro Samu antes de chegar ao atacante.
A principal chance do Salzburg no primeiro tempo ocorreu com Ratkov, que, ao entrar na área, conseguiu driblar o goleiro Diogo Costa e finalizou. No entanto, o arqueiro do Porto conseguiu realizar uma defesa parcial, e Kiwior estava atento para afastar o perigo.
Segunda Parte: Salzburg Superior, Mas Porto Marca No Final
Na segunda metade do jogo, o RB Salzburg mostrou-se mais dominante, atacando com perigo principalmente pelo lado direito do campo. Aos 12 minutos, os austríacos conseguiram marcar um gol com Ratkov, que aproveitou um rebote deixado pelo goleiro Diogo Costa após um chute de Baidoo. No entanto, o gol foi anulado por impedimento do próprio Baidoo.
A oportunidade mais clara da partida para o Salzburg aconteceu aos 34 minutos. O belga Vertessen recebeu a bola livre na entrada da área. Com Diogo Costa tentando fechar o espaço, ele finalizou, mas a bola passou raspando a trave esquerda do goleiro, perdendo uma chance clara de marcar.
Com o jogo se aproximando de um empate, aos 48 minutos, já nos acréscimos, o Porto conseguiu um ataque pela direita. O brasileiro William Gomes dominou a bola, cortou para o meio e arriscou um chute de fora da área. O arremesso foi colocado, mas um pouco fraco e baixo. No entanto, o goleiro Schlager, que integra a seleção austríaca, não conseguiu defender e o Porto marcou, fazendo 1 a 0.
Próximos Jogos
Na próxima rodada da Liga Europa, o FC Porto enfrentará o Estrela Vermelha, enquanto o RB Salzburg terá pela frente o Lyon. Ambas as partidas estão agendadas para as 16h (horário de Brasília) do dia 2 de outubro.