Início » Rangers lamentam a venda de jogador comparado a Yaya Touré

Rangers lamentam a venda de jogador comparado a Yaya Touré

por futebolpress
Rangers lamentam a venda de jogador comparado a Yaya Touré

A Nova Era de Russell Martin na Europa League

De volta à sua competição favorita, será que a sonoridade do hino da Europa League em Govan pode dar um novo fôlego à temporada do Rangers? É justo afirmar que o início da era de Russell Martin tem sido, francamente, desastroso. Os Light Blues ainda não conseguiram vencer uma partida na Premiership em cinco tentativas, alcançando seu pior começo desde 1978 e ocupando a segunda posição na tabela a partir do fundo.

Avanços na Copa da Liga

Por outro lado, o Rangers conseguiu vencer o Hibernian por 2 a 0 nas quartas de final da Copa da Liga no último sábado, estabelecendo um confronto nas semifinais contra o Celtic em Hampden, programado para novembro. Esse resultado, embora tenha sido um alívio temporário, mantém Martin no cargo por mais alguns dias, apesar de sua popularidade ser amplamente questionada.

Início da Campanha na Europa League

Agora, o Rangers se prepara para iniciar sua campanha na Europa League com um jogo contra o Genk na noite de quinta-feira. Além do Genk, o time também enfrentará Roma, Braga e Ludogorets Razgrad na fase de grupos, enquanto terá deslocamentos para jogar contra Sturm Graz, Brann, Ferencváros e Porto. Na temporada passada, os Rangers terminaram em oitavo lugar na fase de grupos inaugural e chegaram às quartas de final da Europa League, mantendo sua tradição em competições europeias nas noites de quinta-feira, tendo chegado à final em 2022.

A Importância de Nicolas Raskin para o Rangers

Nicolas Raskin foi, sem dúvida, o melhor e mais importante jogador do Rangers na última temporada. Sua relevância é evidenciada pelo fato de ter sido nomeado tanto o Jogador do Ano pelos jogadores quanto o Jogador do Ano pelos torcedores.

A Decisão de Martin

Assim, qualquer novo treinador desejaria construir a equipe ao redor do internacional belga, exceto, aparentemente, Russell Martin. O meio-campista foi deixado no banco durante as eliminatórias da Liga dos Campeões contra o Viktoria Plzeň e o Club Brugge, e não foi incluído na lista de convocados para os jogos contra o Celtic e o Hearts, sendo que esta última partida terminou em uma derrota de 2 a 0. O apresentador Darrell Currie expressou sua perplexidade quanto à decisão de deixar o “melhor jogador no banco”.

Após aparentemente resolver suas diferenças, Raskin retornou à escalação de Martin contra o Hibernian no fim de semana e, para surpresa de ninguém, fez toda a diferença, marcando o primeiro gol e apresentando uma atuação excelente.

Indispensável para o Futuro

Portanto, é razoável considerar que o jogador de 24 anos é simplesmente inegociável para os próximos jogos, devendo formar uma dupla no meio-campo com Mohamed Diomandé na quinta-feira. Contudo, é interessante imaginar como seria se o Rangers ainda contasse com um jogador-chave que foi vendido sob a gestão de Giovanni van Bronckhorst.

O Destino de Joe Aribo, o Herói Esquecido do Rangers

Durante o verão de 2019, apesar do interesse relatado de vários clubes da Premier League, o agente livre Joe Aribo decidiu se juntar ao Rangers, convencido a se mudar para o norte da Escócia pelo treinador Steven Gerrard, após o término de seu contrato com o Charlton Athletic. O meio-campista marcou seu debut no Ibrox com um gol contra o St Joseph’s em uma eliminatória da Europa League, acumulando um total de 26 gols e 25 assistências pelo clube, conquistando um título da Premiership e a Copa da Escócia.

Reconhecimento de Aribo

Em 2021, o defensor do Aston Villa, Ezri Konsa, que jogou ao lado de Aribo no Charlton, o descreveu como um "Yaya Touré canhoto", acrescentando que seu "estilo lânguido é bastante único", elogiando seus "grandes pés" e sua fantástica "habilidade". O então treinador Gerrard concordou, afirmando que Aribo tinha "o mundo aos seus pés", elogiando sua atuação "excepcional do início ao fim" após uma vitória na Copa da Liga sobre o East Fife em agosto de 2019, logo após sua chegada. O momento histórico do internacional nigeriano com a camisa do Rangers ocorreu na final da Europa League de 2022, quando ele abriu o placar contra o Eintracht Frankfurt no Estadio Ramón Sánchez-Pizjuán, embora o Rangers tenha sido derrotado nos pênaltis em Sevilha.

O Futuro de Aribo

Esse gol acabou sendo o último que ele marcou pelo clube, sendo vendido ao Southampton por cerca de £6 milhões logo em seguida, e sua carreira não se desenrolou conforme muitos previam. O quadro abaixo documenta suas atuações ano a ano.

Estatísticas da Carreira de Aribo

ClubeTemporadaApresentaçõesGols e Assistências
Rangers2019/20499 & 8
2020/21438 & 7
2021/22579 & 10
Southampton2022/23272 & 0
2023/24404 & 1
2024/25373 & 0
2025/26ZeroZero

Situação Atual em Southampton

É importante ressaltar que Aribo não jogou nenhum minuto pelo Southampton nesta temporada, completamente excluído pelo treinador Will Still, inicialmente devido a incertezas sobre transferências, mas, agora que a janela se fechou, ele ainda não foi reintegrado ao elenco. Quando esteve em campo pelos Saints, ele registrou apenas nove gols e uma única assistência, apesar de ter alcançado a marca de dois dígitos em gols e assistências durante suas três temporadas em Glasgow. Assim, Aribo certamente deve lamentar a decisão de se transferir para a costa sul em 2022, considerando que o Southampton tem sido um clube montanha-russa desde sua chegada. É interessante imaginar como este atual time do Rangers seria diferente se ele estivesse em sua melhor forma; sua presença ao lado de Raskin faria uma enorme diferença.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies