Del Valle supera Once Caldas nos pênaltis e avança para enfrentar o Atlético

Independiente del Valle avança na Sul-Americana após empate e vitória nos pênaltis

Contexto do confronto

O Independiente del Valle enfrentou o Atlético-MG na semifinal da Copa Sul-Americana. A equipe equatoriana precisava reverter uma desvantagem de 2 a 0, sofrida em casa na partida de ida.

Desempenho na partida de volta

Em um jogo realizado na cidade de Manizales, na Colômbia, o Independiente del Valle conseguiu vencer por 2 a 0 no tempo normal, empatando assim o agregado. A decisão da vaga nas semifinais foi para os pênaltis, onde o time visitante triunfou por 3 a 2 após 12 cobranças.

Estratégia ofensiva

Com a desvantagem a ser revertida, os equatorianos avançaram suas linhas, adotando uma postura ofensiva para criar pressão sobre o adversário. Essa estratégia, no entanto, também abriu espaços para que o time da casa pudesse explorar jogadas em profundidade, utilizando passes longos para acionar jogadores importantes como Zuleta e Dayro Moreno. O goleiro Guido Villar teve que se desdobrar para evitar que o marcador fosse inaugurado, sendo exigido em três oportunidades que representavam grande perigo.

Primeiros gols do Independiente

Após os 20 minutos iniciais de partida, o Independiente del Valle começou a se organizar melhor, conseguindo estabelecer uma troca de passes eficaz. O primeiro gol que necessitavam para igualar o agregado veio após uma boa jogada em que Sornoza limpou a marcação. O cruzamento do jogador, do lado direito da grande área, encontrou o atacante Hoyos, que subiu mais alto que a defesa e testou a bola no canto esquerdo do goleiro Aguirre.

O panorama da partida poderia ter sido ainda mais favorável ao time equatoriano se o atacante Spinelli e, principalmente, Hoyos, não tivessem perdido boas oportunidades para aumentar a vantagem ainda no primeiro tempo.

Pressão e resposta do Independiente

Empolgados pela abertura do placar, o Independiente del Valle voltou do intervalo com um volume ofensivo elevado. Em uma cobrança de escanteio, Hoyos aproveitou uma bola na primeira trave e marcou o segundo gol, o que deixava a disputa pela vaga na semifinal da Sul-Americana a ser decidida nas penalidades.

Reação do Once Caldas

Os jogadores do Once Caldas tentaram reagir, utilizando a vantagem de jogar em casa e o apoio significativo de sua torcida em Manizales. Na melhor oportunidade de marcar, um cruzamento rasteiro de Barrios foi direcionado ao artilheiro Dayro Moreno, que, por pouco, não conseguiu chegar a tempo para finalizar.

Após igualar o agregado, o Independiente del Valle começou a sentir o desgaste físico resultante do esforço na partida. A equipe, sob o comando de Javier Rabanal, passou a ter uma postura defensiva mais sólida, favorecendo a manutenção do marcador na Colômbia.

Decisão nos pênaltis

Após a reviravolta que garantiu o empate no agregado, o Independiente del Valle se preparou para a série de pênaltis. Durante a disputa, ambos os times perderam uma cobrança na série normal. Aguirre, goleiro do Once Caldas, teve sua batida isolada para o lado. Assim, coube a Loor, do Independiente del Valle, a responsabilidade de converter a cobrança que selou o triunfo equatoriano e garantiu a classificação do time na Sul-Americana.

Detalhes da partida

ONCE CALDAS (2) 0x2 (3) INDEPENDIENTE DEL VALLE
Copa Sul-Americana 2025 – Quartas de final – Jogo de Volta
Data: 17 de setembro de 2025
Local: Estadio Palogrande, Manizales (COL)
Gols: Spinelli (26’/1°T) (0-1), Hoyos (5’/2°T) (0-2)

Escalação do Once Caldas:
Aguirre; Juan Cuesta, Kevin Cuesta, Riquett e Tamayo (Palacios, 9’/2°T); Mateo García, Mejía e Luis Sánchez (Beltrán, 12’/2°T); Barrios, Dayro Moreno e Zuleta (Pipe Gómez, 13’/2°T). Técnico: Hernán Herrera.

Escalação do Independiente del Valle:
Villar; Matías Fernández, Velasco, Schunke e Cortez (Loor, 41’/2°T); Alcívar (Jhegson Méndez, 27’/2°T), Patrik Mercado, Guagua (Cazares, 35’/2°T) e Sornoza (Renato Ibarra, 41’/2°T); Spinelli e Hoyos (Arroyo, 41’/2°T). Técnico: Javier Rabanal.

Árbitro: Maximiliano Ramírez (ARG)
Auxiliares: Maximiliano del Yesso (ARG) e Pablo González (ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartões amarelos: Dayro Moreno, Juan Cuesta (ONC), Cazares, Spinelli (IDV)
Cartões vermelhos:

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Related posts

Jogador do esquema 4-3-3 expressa desejo de se juntar ao Rangers

Arteta pode solucionar a ausência de Odegaard com joia do Arsenal comparada a Wilshere

CazéTV amplia sua audiência global com novo contrato de transmissão gratuita

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais