Celtic negociou jogador veloz, agora ele supera Tounekti em gols

A Perda de Talentos Ofensivos do Celtic em 2025

É inegável que o Celtic perdeu uma quantidade significativa de talento ofensivo em 2025. Primeiramente, Kyōgo Furuhashi foi vendido em janeiro, antes que Nicolas Kühn e, em seguida, Adam Idah deixassem o clube durante o verão, resultando em uma arrecadação total de aproximadamente £33,5 milhões.

Entre eles, o trio anotou 138 gols pelo Celtic, o que gerou revolta entre os torcedores, que ficaram insatisfeitos por não haver reposições à altura. No entanto, um jogador que o clube contratou fez um início promissor em sua nova vida em Glasgow. Mas será que o ataque de Brendan Rodgers seria ainda mais forte se eles tivessem mantido um estrela esquecida?

O Início de Sebastian Tounekti no Celtic

Pouco antes do fechamento da janela de transferências, Sebastian Tounekti juntou-se ao Celtic por uma quantia reportada de £5 milhões, vindo do Hammarby.

Com apenas 23 anos, o internacional tunisiano já passou por diversos clubes europeus, tendo atuado na Noruega, país onde nasceu, na Holanda e, em seguida, na Suécia. Contudo, parece que ele se sente imediatamente à vontade em Glasgow. No domingo, Tounekti abriu sua conta no Celtic, fazendo uma bela combinação com Kelechi Iheanacho antes de finalizar entre as pernas de Lewis Budinauckas, em uma vitória do Bhoys por 4-0 sobre o Partick Thistle nas quartas de final da Copa da Liga no Firhill.

Uma semana antes, ele havia sido nomeado o melhor jogador da partida em sua estreia contra o Kilmarnock. George O’Neill, da BBC Sport, afirmou que Tounekti se tornou instantaneamente uma figura integral na equipe, citando Brendan Rodgers, que acredita que o atacante "tem um pouco de tudo, pode driblar, ir para ambos os lados, além de conseguir criar jogadas". Entretanto, os torcedores continuam furiosos por a diretoria não ter agido mais cedo no mercado de transferências, atribuindo essa falta de movimentação à decepcionante eliminação do clube na fase de play-off da Liga dos Campeões contra os campeões do Cazaquistão, Kairat.

O Bom Momento de Um Antigo Atacante do Celtic

Dado a posição do Celtic na hierarquia do futebol mundial e seu bem-sucedido modelo de negociação de jogadores, muitos atletas passam pelo Parkhead, especialmente durante a gestão de Ange Postecoglou. Sead Hakšabanović é um exemplo desse fenômeno, tendo sido contratado do Rubin Kazan por £2,5 milhões em agosto de 2022, mas fazendo apenas 42 partidas pelo Celtic. Ele foi emprestado ao Stoke na temporada seguinte, antes de ser vendido ao Malmö por £1,7 milhões em junho de 2024.

O internacional montenegrino não deixou uma grande impressão em Glasgow, marcando apenas cinco gols, embora tenha iniciado três partidas na Liga dos Campeões, saindo do clube como vencedor de um triplete. Seria justo descrever Hakšabanović como um jogador que passou por várias equipes, visto que, aos 26 anos, o Malmö é o nono clube que ele representa, incluindo Halmstad, West Ham, Málaga, Norrköping, Rubin Kazan, Djurgården e os já mencionados Celtic e Stoke. Ele apenas mostrou vislumbres do que é capaz em Glasgow, mas, em seu auge, o jornalista Sacha Pisani acreditava que ele tinha "velocidade para queimar", enquanto Stewart Ross, do Celtic Way, elogiou sua "qualidade e versatilidade" na chegada ao clube.

Atualmente, Hakšabanović está vivendo o melhor momento de sua carreira no Malmö, tendo marcado sete gols em 2025 até agora, incluindo um hat-trick que ajudou sua equipe a vencer o Sigma Olomouc no mês passado, na fase de play-off da Liga Europa. Isso significa que ele está superando Tounekti em número de gols em 2025, conforme documentado na tabela a seguir.

Comparativo de Desempenho: Hakšabanović vs. Tounekti em 2025

Estatísticas Hakšabanović Tounekti
Apresentações 33 29
Gols 7 4
Assistências 0 5
Oportunidades Perdidas 0 4
Oportunidades Criadas 2 8
Percentual de Dribles Bem-Sucedidos 41,2% 48,2%

Fonte: Transfermarkt & Sofascore.

É importante ressaltar que, até recentemente, esses dois jogadores atuavam na Allsvenskan, considerada a 19ª liga mais forte do mundo segundo o Global Football Rankings, ocupando oito posições acima da Premiership escocesa.

Como demonstrado na tabela, Hakšabanović marcou três vezes mais gols que Tounekti em 2025 até o momento, sugerindo que ele é uma ameaça de gol mais confiável. Apesar disso, o internacional tunisiano criou mais assistências e oportunidades significativas, além de registrar uma porcentagem de dribles bem-sucedidos superior, indicando que é um atacante mais perigoso de forma geral. Contudo, dado quão ineficaz tem sido o ataque do Celtic nesta temporada, que marcou apenas oito gols em cinco partidas da Premiership e não conseguiu marcar em três horas e meia de jogo contra o Kairat, Hakšabanović poderia ter sido um ativo útil, caso tivesse recebido mais oportunidades.

Related posts

Liverpool busca superar o Real Madrid na contratação de destaque da La Liga após confirmação de lesão de Leoni na ACL.

Spurs podem em breve revelar a nova promessa de Kane em jovem de 18 anos “imparável”

Arteta deve deixar Gyokeres no banco e liberar o ‘monstro’ do Arsenal

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais