Clube espera liberar parte do estádio até o fim de setembro
O FC Barcelona está em uma corrida contra o tempo para retornar a seu estádio, o Camp Nou. No último domingo, dia 14 de setembro, após a vitória expressiva de 6 a 0 sobre o Valencia, realizada no Estádio Johan Cruyff, pelo Campeonato Espanhol, a diretoria do clube já aceitou que terá que sediar também o confronto contra o Getafe no próximo fim de semana, mesmo que as condições do estádio ainda não sejam ideais para isso.
Expectativas em relação à licença provisória
Segundo informações divulgadas pelo jornal ‘Mundo Deportivo’, a expectativa entre os dirigentes do Barcelona é conseguir a licença provisória para a utilização do Camp Nou antes da partida contra a Real Sociedad, agendada para o dia 28 de setembro. Para que isso ocorra, a Ordem dos Arquitetos da Catalunha precisa validar o Certificado de Conclusão de Obra, que já foi revisado pela empresa Dekra. Este documento deve ser enviado em breve à prefeitura de Barcelona para análise e aprovação.
Capacidade e limitações
Caso a autorização inicial seja concedida, o Camp Nou poderá liberar apenas 27 mil lugares, que estarão disponíveis nas áreas concentradas atrás do gol sul e na arquibancada principal. Devido a essa limitação, o Barcelona praticamente descarta a possibilidade de ter a segunda fase das obras concluída a tempo do primeiro jogo da UEFA Champions League em casa, que está marcado contra o Paris Saint-Germain (PSG) no dia 1º de outubro. A UEFA exige que a capacidade mínima do estádio seja de pelo menos 45 mil torcedores, e, por esse motivo, o confronto deve ser realizado no Estádio Olímpico Lluís Companys.
Regulamento da competição
O regulamento da UEFA Champions League estabelece que todos os jogos da fase de grupos devem ser realizados no mesmo estádio. No entanto, a diretoria do Barcelona ainda não perdeu a esperança de voltar a jogar no Camp Nou durante a competição. A boa relação do clube com a UEFA e com o presidente Aleksander Ceferin, que está acompanhando de perto o progresso das obras, reforça essa expectativa.
Objetivo de autorização definitiva
Assim, o objetivo do Barcelona é receber a autorização definitiva até o dia 21 de outubro, quando o time enfrentará o Olympiakos. Neste ponto, a expectativa é que o clube já tenha alcançado a capacidade mínima exigida pela entidade europeia para sediar os jogos da Champions League em sua casa.