Início da Copa Intercontinental
Dois meses após a realização da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, que ocorreu entre Chelsea e Paris Saint-Germain, a Fifa dará início neste domingo à Copa Intercontinental. Este torneio foi reformulado na última temporada e adota um formato semelhante ao antigo Mundial, que foi disputado de forma ininterrupta entre os anos de 2005 e 2023. A competição contará com um total de cinco jogos, começando neste domingo, dia 14, com o confronto entre Pyramids e Auckland City, que ocorrerá no Cairo, no Egito. A decisão do torneio, no entanto, está programada para acontecer apenas em dezembro.
Formato da Competição
O Estadão explica que a Copa Intercontinental se transformou em um "Mundial de Clubes anual" e contará com quatro mini-finais antes da definição do campeão. A partida deste domingo, que coloca frente a frente o campeão da Oceania e o campeão da África, é chamada de playoff da Copa África-Ásia-Pacífico. O representante da Confederação de Futebol da Oceania (OFC) sempre participará desta fase, enquanto a Confederação Africana (CAF) e a Confederação Asiática (AFC) alternarão a participação a cada ano.
Em 2024, o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, venceu o Auckland City nos playoffs. Após essa partida inicial, todos os demais jogos da competição terão validade para a conquista de um troféu.
Jogos da Copa Intercontinental
No dia 23 de setembro, na Arábia Saudita, o Al-Ahli enfrentará o vencedor da partida entre Pyramids e Auckland City, disputando o título da Copa África-Ásia-Pacífico. O campeão desse confronto precisará aguardar até dezembro para continuar na disputa por mais um troféu.
Os três jogos restantes da Copa Intercontinental ocorrerão a partir do dia 10 de dezembro, com destaque para o Dérbi das Américas. Neste embate, o campeão da Libertadores, que pode ser algum dos clubes brasileiros ainda na competição, como Flamengo, Palmeiras ou São Paulo, enfrentará o Cruz Azul, do México, que é o campeão da Champions League da Concacaf.
No ano passado, o Botafogo chegou ao Dérbi logo após conquistar o Brasileirão, mas foi surpreendido pelo Pachuca, também do México. O confronto foi realizado em um campo neutro, no Catar.
Fases Finais e Confrontos
Os vencedores da Copa África-Ásia-Pacífico e do Dérbi das Américas se enfrentarão na sequência, em uma partida marcada para o dia 13 de dezembro, que será denominada Copa Challenger. Esta partida funcionará como uma espécie de semifinal e servirá para determinar qual equipe se enfrentará contra o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, na final da Copa Intercontinental.
No ano de 2024, o Pachuca e o Real Madrid se enfrentarão no torneio. A competição retoma a denominação que foi utilizada no duelo entre o campeão da Libertadores e o campeão da Champions League, que ocorreu entre os anos de 1960 e 2004. Mesmo sem a chancela oficial da Fifa na época, o torneio foi considerado, em retrospecto, como um título mundial pela entidade.
Datas da Copa Intercontinental de 2025
- 14 de setembro: Pyramids x Auckland City
- 23 de setembro: Al-Ahli x Pyramids ou Auckland City (Copa África-Ásia-Pacífico)
- 10 de dezembro: Cruz Azul x campeão da Libertadores (Dérbi das Américas)
- 13 de dezembro: Copa África-Ásia-Pacífico x Dérbi das Américas (Copa Challenger)
- 17 de dezembro: Final da Copa Intercontinental (contra o PSG)
Times Classificados para a Copa Intercontinental de 2025
- Auckland City (OFC)
- Pyramids (CAF)
- Cruz Azul (Concacaf)
- Paris Saint-Germain (Uefa)
- Al-Ahli (AFC)
- Campeão da Libertadores 2025 (Conmebol)