Kaio Jorge se Destaca na Copa do Brasil
Após marcar dois gols na partida contra o Atlético Mineiro, ocorrida nesta quinta-feira, dia 11, o atacante Kaio Jorge se destacou ao contribuir para a classificação do Cruzeiro às semifinais da Copa do Brasil. Com essa performance, o jogador ganhou força para tentar terminar a temporada com um feito que apenas três jogadores conseguiram na história da competição. Entre esses, estão um colega de equipe e um rival do estado de Minas Gerais.
Performance e Artilharia
Kaio Jorge, que era uma dúvida para a partida devido a uma lesão sofrida enquanto defendia a seleção, conseguiu se recuperar a tempo e marcou duas vezes, totalizando 5 gols na Copa do Brasil. Com esse resultado, ele assumiu a liderança isolada na artilharia do torneio, superando Germán Cano e Everaldo, do Fluminense, além de Rayan, do Vasco, que possuem 4 gols cada e seguem na disputa.
Além de ser o artilheiro da Copa do Brasil, Kaio Jorge também lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro, com 15 gols marcados até o momento. O atacante busca encerrar a temporada como artilheiro das duas principais competições do país. Desde a criação da Copa do Brasil, em 1989, apenas três jogadores conseguiram alcançar esse feito, todos contemporâneos.
Jogadores que Alcançaram o Feito
Um dos jogadores que já conquistou esse feito é Gabigol, atualmente companheiro de Kaio Jorge no Cruzeiro. Em 2018, Gabigol foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 18 gols, enquanto jogava pelo Santos. Naquele ano, ele também foi o principal goleador da Copa do Brasil, ao lado de Romulo, do Avaí, e Neílton, do Vitória, todos com 4 gols. Ao longo da temporada, Gabigol acumulou um total de 27 gols em 52 jogos, mas sua equipe não conquistou nenhum título.
Outro jogador que se destacou foi Hulk, que em 2021, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, equipe de Kaio Jorge. Naquele ano, Hulk ajudou o Atlético Mineiro a conquistar a tríplice coroa e foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 19 gols, além de ser o principal goleador da Copa do Brasil, com 8 gols. Ao final da temporada, o atacante totalizou 36 gols.
Germán Cano teve uma temporada ainda mais marcante em 2022. Um ano antes de ser eleito o Rei da América, Cano se destacou na final do Campeonato Carioca, onde foi decisivo, embora o título de artilheiro da competição tenha sido para Gabigol. Embora não tenha conquistado mais títulos ao longo da temporada, Cano foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro com 26 gols e da Copa do Brasil com 5 gols, empatando com Giuliano, do Corinthians. Essa foi considerada sua melhor temporada no Brasil, totalizando 44 gols.
Comparação de Artilharias
Dos três jogadores mencionados, Gabigol é o único que não alcançou a artilharia total do Brasil em uma temporada, sendo superado por Gustagol, que marcou 30 gols pelo Fortaleza em 2018. Com os gols marcados na partida contra o Atlético Mineiro, Kaio Jorge alcançou a marca de 20 gols na temporada de 2025, superando Germán Cano, que marcou 19 gols. No entanto, o artilheiro da Raposa ainda está atrás de Pablo Vegetti, do Vasco, que possui 24 gols. Assim, Kaio Jorge também almeja alcançar esse feito.
Resumo dos Artilheiros do Brasileirão e da Copa do Brasil
Os jogadores que já foram artilheiros do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil no mesmo ano incluem:
- Gabigol – 2018
- Hulk – 2021
- Cano – 2022
- Kaio Jorge – 2025 (em andamento)
Kaio Jorge, atacante do Cruzeiro, assume a liderança da artilharia da Copa do Brasil e se destaca como o principal goleador do Campeonato Brasileiro.