Arsène Wenger e sua Influência no Futebol Inglês
Arsène Wenger trabalhou com alguns dos melhores jogadores que já passaram pelo futebol inglês. O icônico treinador transformou o Arsenal em uma equipe invicta e levou a Premier League a uma nova era com o estilo de jogo que implementou em sua equipe. Na verdade, a seleção inglesa deveria ter sido a que mais se beneficiou de sua visão e abordagem.
Jogadores Icônicos Sob o Comando de Wenger
Enquanto Thierry Henry, Patrick Vieira e Dennis Bergkamp foram alguns dos grandes nomes que brilharam sob a liderança de Wenger, é importante lembrar que o francês também deu a oportunidade a jogadores como Ashley Cole, Tony Adams, Sol Campbell, Ian Wright e David Seaman de desbloquear seu potencial no Highbury. No cerne da história do Arsenal, Wenger trabalhou com um núcleo de lendas inglesas e alguns dos melhores jogadores da história do clube, que não esqueceram o impacto que ele teve em suas carreiras.
Depoimento de Ian Wright
Ian Wright compartilhou suas memórias sobre a chegada de Wenger ao Arsenal, recordando:
“Eu lembro quando ele fez sua primeira entrevista, e foi a primeira vez que qualquer um de nós o viu, especialmente nós. Ele usava esses óculos enormes, um paletó oversized – parecia um professor, um professor.
“E quando ele entrou e explicou para nós o que ele iria tentar fazer – mudar a dieta, alterar o regime de treinamento, ele queria que as pessoas descansassem mais, que bebêssemos mais água, que mastigássemos mais a comida.
“Usávamos injeções de vitaminas diretamente no braço – não é suspeito! Basicamente, eram coisas que todo mundo conhece hoje, como vitamina C, B12, ômega 3. Ele estava tão à frente de seu tempo. Wenger levava você a um lugar onde você precisava ser literalmente o melhor que pudesse ser, e foi isso que ele fez conosco.”
A Seleção de Wenger
Apesar de Ian Wright e outros terem prosperado sob a orientação de Wenger e de terem elogiado seu trabalho, o antigo treinador do Arsenal decidiu nomear apenas um ex-jogador da seleção inglesa em sua lista dos melhores jogadores do clube.
Wilshere como Favorito
Ignorando Wright, Campbell, Seaman, Cole e outros, Wenger mencionou apenas um jogador inglês quando questionado sobre seus melhores jogadores do Arsenal, e esse nome, talvez de forma surpreendente, foi Jack Wilshere.
O ex-meio-campista se destacou na equipe de Wenger como um jovem promissor cheio de potencial. Embora lesões tenham eventualmente dominado sua carreira, o ex-treinador do Arsenal não esqueceu a habilidade que Wilshere sempre teve em abundância. Ao nomear o graduado de Hale End ao lado de Henry, Bergkamp, Vieira, Robert Pires, Freddie Ljungberg, Cesc Fabregas e Aaron Ramsey, Wilshere recebeu um elogio que não poderia ser mais alto.
Carreira de Wilshere no Arsenal
Estatísticas de Wilshere
- Aparições: 197
- Gols: 14
- Assistências: 28
A carreira de Wilshere acabou sendo marcada como um ‘o que poderia ter sido’ ao invés do que foi, mas ninguém pode tirar dele as 197 aparições pelo Arsenal e as duas vitórias na FA Cup que vieram ao longo de sua trajetória. Após sua aposentadoria, o ex-jogador da seleção inglesa recebeu uma homenagem significativa de Wenger, que afirmou: “Para mim, é um momento triste porque Jack é um jogador de futebol excepcional.
“Ele era corajoso, talentoso e não tinha medo de ninguém. É por isso que pensamos que ele poderia começar em uma idade muito jovem. Desde o início, ele mostrou que tinha a habilidade para ser um jogador principal.”