Xavi destaca jogador “espetacular” do Barcelona como o “mais talentoso” da história da Espanha

A Dominância da Espanha no Futebol

Enquanto a Espanha conseguiu retornar ao seu trono europeu no último verão e é considerada uma das favoritas para vencer a Copa do Mundo de 2026, será um desafio igualar a dominância que o país desfrutou na década de 2000. Durante esse período, Barcelona e Real Madrid travaram batalhas intensas pela supremacia no futebol de clubes, mas foi a seleção espanhola que se beneficiou no cenário internacional. Jogadores como Sergio Ramos e Gerard Piqué deixaram suas rivalidades de lado para levar a Espanha ao auge, superando várias seleções adversárias. Essa foi uma era de El Clásico em sua melhor forma, que ocorreu de setembro a maio, seguida por uma dominância coletiva da seleção espanhola.

A Vitória na Euro 2012

Sob o comando de Vicente Del Bosque, os espanhóis conquistaram a Copa do Mundo de 2010 ao derrotar a Holanda de forma dramática. Dois anos depois, a seleção espanhola aplicou uma goleada na Itália, garantindo a vitória na Euro 2012, marcando assim a segunda conquista consecutiva do torneio europeu, após a vitória em 2008. Foi nesse jogo de 2012 que Xavi Hernández teve uma atuação particularmente destacada.

O lendário jogador do Barcelona frequentemente esteve no centro da beleza que caracterizou a seleção espanhola em seu auge. Ele era o controlador, o maestro de uma equipe capaz de encerrar os verões com um desfecho perfeito. Sem a influência de Xavi, é possível que não houvesse conquistado a Copa do Mundo nem os Campeonatos Europeus. Sua importância foi realmente notável. No entanto, mesmo um dos melhores meio-campistas de todos os tempos reconheceu que outro jogador é considerado o mais talentoso da história do futebol espanhol. De forma direta, apesar das habilidades excepcionais de Xavi, outro astro se destaca como o melhor que o país já viu.

Xavi: Iniesta é o "jogador mais talentoso" da história da Espanha

Desde Ronaldinho e Lionel Messi até Gerard Piqué e Carles Puyol, o Barcelona viveu algumas combinações incríveis durante seus melhores anos, mas talvez nenhuma tenha sido tão perfeita quanto a parceria entre Xavi e Andrés Iniesta. A dupla espanhola se mostrou imbatível quando jogou ao lado de Sergio Busquets, e os três levaram essa invencibilidade também para o cenário internacional.

Apesar do talento indiscutível de todos os três jogadores, Xavi teve uma resposta única ao escolher o "jogador mais talentoso" da história da Espanha, afirmando que Iniesta é o verdadeiro destaque do país.

"Para mim, Andrés é o jogador mais talentoso da história da Espanha. Ele possui uma quantidade espetacular de talento. Se falarmos sobre a pessoa, eu não saberia por onde começar. Ele é admirável em todos os sentidos, um exemplo para os outros e a personificação de um jogador de equipe. Ele é um líder em campo, que sempre quer a bola. Você sabe a importância disso? Quando muitos não querem a bola perto deles porque não há saída, ele a pede. Andrés sempre quer a bola."

A discussão sobre se jogadores como Lamine Yamal eventualmente superarão o legado de Iniesta é um assunto para outro momento. É claro que, se ele realmente pretende fazê-lo, precisará encontrar uma forma de superar o icônico gol de vitória do ex-meio-campista contra a Holanda em 2010. A responsabilidade agora está com você, Lamine.

Related posts

Tottenham faz consulta para contratar estrela “incrível” do Barcelona

Russell Martin desconsiderou uma tradição “muito significativa” do Ibrox desde o primeiro dia no Rangers

Nottingham Forest busca contratar jogador da seleção brasileira até 2026

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais