Demissão de Erik ten Hag
Curta passagem no Bayer Leverkusen
Após apenas três partidas à frente da equipe, a passagem do técnico Erik ten Hag pelo Bayer Leverkusen chegou ao fim. O clube alemão anunciou a demissão do treinador holandês, de 55 anos, na manhã desta segunda-feira, 1º de setembro. Em comunicado oficial, o Bayer 04 informou: "O Bayer 04 demitiu o técnico Erik ten Hag com efeito imediato. A comissão técnica assistente assumirá temporariamente as funções de treinamento."
Substituição de Xabi Alonso
Erik ten Hag foi contratado para substituir Xabi Alonso, que deixou o clube para assumir o comando do Real Madrid. No entanto, sua passagem não será marcada por boas lembranças, especialmente considerando o baixo rendimento da equipe logo após a saída do treinador espanhol, que havia conquistado o título da Bundesliga duas temporadas atrás.
Desempenho na pré-temporada
Desde sua chegada ao Bayer Leverkusen em julho, Erik ten Hag teve a responsabilidade de conduzir a equipe durante a pré-temporada, que incluiu uma fase de treinamentos realizada no Brasil. Neste período, um dos momentos mais negativos foi a derrota por 5 a 1 em um jogo-treino contra a equipe sub-20 do Flamengo.
Jogos oficiais
Durante seu curto tempo no comando, ten Hag esteve à frente do Bayer Leverkusen em três partidas oficiais. O primeiro jogo foi uma vitória convincente por 4 a 0 sobre o Sonnenhof Grossapach, na Copa da Alemanha. No entanto, as duas partidas seguintes foram desastrosas para o clube: uma derrota por 2 a 1 contra o Hoffenheim e um empate em 3 a 3 com o Werder Bremen, ambos pela Bundesliga.
Próximos passos do clube
Após a demissão de Erik ten Hag, o auxiliar técnico Rogier Meijer irá comandar o treino da equipe na terça-feira, 2 de setembro. Com a pausa para a Data-Fifa, o Bayer Leverkusen terá um tempo considerável para procurar um novo treinador, visto que a equipe só voltará a atuar em campo no dia 12 de setembro, em um confronto contra o Eintracht Frankfurt.
O Bayer Leverkusen busca agora um novo comandante que possa trazer de volta a confiança e a performance esperadas pela diretoria e pelos torcedores.