City volta a tropeçar na Premier League
O Manchester City sofreu uma nova derrota na Premier League. Neste domingo, 31 de agosto, durante a terceira rodada do campeonato, os Citizens viajaram até Brighton e foram superados por 2 a 1, em uma virada que ocorreu no Amex Stadium. O atacante Haaland, em seu centésimo jogo pelo Campeonato Inglês, abriu o placar para a equipe comandada por Pep Guardiola. Contudo, o Brighton reagiu com gols de Milner e Gruda, este último marcado quase nos acréscimos da partida. Com esse resultado, o Manchester City ocupa agora a 12ª posição na tabela, somando apenas três pontos. Esta é a primeira vez na trajetória de Guardiola que seu time perde duas das três primeiras partidas da temporada, já que a equipe já havia sido derrotada em casa pelo Tottenham. Por outro lado, o Brighton conquistou sua primeira vitória na competição, subindo para a 10ª colocação, com um total de quatro pontos.
O jogo
A primeira etapa do jogo foi marcada pela escassez de emoções no Amex Stadium. O atacante Haaland, aos dez minutos, disparou em direção ao gol e, ao tentar um chute com a perna esquerda, acabou finalizando de forma fraca, o que facilitou a defesa do goleiro Verbruggen. A única oportunidade do Brighton na primeira metade do jogo ocorreu aos 16 minutos, quando Mitoma teve um contra-ataque veloz, mas foi parado por uma excelente defesa de Trafford.
Haaland, em seu 100º jogo na Premier League, conseguiu balançar as redes. O jogador Marmoush, ao receber a bola livre na meia-lua, participou de uma jogada de bate-rebate, que terminou com a bola limpa para o centroavante norueguês, que não teve dificuldades para marcar, aos 34 minutos.
Mudanças surtem efeito
Na etapa final, o técnico Fabian Hurzeler decidiu realizar quatro substituições ao mesmo tempo, aos 16 minutos do segundo tempo. Logo no lance seguinte, o Brighton quase igualou o placar. O japonês Mitoma fez um belo passe para Minteh, que ficou cara a cara com Trafford e arriscou um forte chute com a perna esquerda. Entretanto, o goleiro fez uma defesa impressionante, evitando o empate.
A igualdade no marcador, no entanto, não demorou a acontecer. Matheus Nunes cometeu pênalti ao colocar a mão na bola dentro da área. Milner, que havia entrado recentemente, converteu a penalidade, aos 21 minutos, marcando um gol que pode ser considerado "lei do ex". O veterano jogador, de 39 anos, passou a usar a camisa 20 nesta temporada em homenagem a Diogo Jota, que faleceu em um acidente automobilístico no início de julho. Milner celebrou seu gol de uma forma que remeteu ao estilo de Jota.
A virada quase ocorreu aos 26 minutos, após uma jogada extraordinária de Minteh. O jogador deu uma "caneta" em Aït-Nouri, driblou mais um adversário e finalizou com estilo, mas a bola saiu por centímetros do gol.
A virada do Brighton se concretizou nos momentos finais da partida. Após uma defesa espetacular de Vergrubben em uma tentativa de van Hecken, os Seagulls chegaram ao segundo gol. Gruda fez uma jogada magnífica, driblando tanto o goleiro quanto o zagueiro Stones, e tocou para o gol vazio, já aos 44 minutos da etapa final, garantindo assim a primeira vitória do Brighton na Premier League.
Próximos passos
A próxima rodada promete ser emocionante para o Manchester City. Após a pausa para a Data Fifa, no dia 14 de setembro, os Citizens receberão o Manchester United, em um clássico que ocorrerá às 12h30, no horário de Brasília, no Etihad Stadium. Este será o primeiro confronto entre as equipes sob o comando de Pep Guardiola nesta temporada. Por sua vez, o Brighton irá viajar para enfrentar o Bournemouth, com a partida marcada para as 11h do dia 13 de setembro.