Athletico Paranaense conquista vitória em casa na Série B do Brasileirão
O Athletico Paranaense quebrou uma sequência de cinco jogos sem vitória em casa na Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Novorizontino por 2 a 1 na noite do último sábado (30). A partida, que ocorreu na Ligga Arena, contou com a presença de mais de 16,6 mil torcedores que apoiaram a equipe, que agora acumula duas vitórias consecutivas na competição.
Classificação e próximos jogos
Com a vitória, o Athletico Paranaense subiu para a 11ª posição na tabela, somando 33 pontos. O time está a três pontos do Novorizontino, que ocupa a quinta colocação, e a seis pontos atrás do Criciúma, que é o quarto colocado. O próximo desafio do Furacão será no sábado (06), quando a equipe visitará o Botafogo-SP. Por outro lado, o time paulista terá mais tempo para se preparar, já que seu próximo jogo será apenas na segunda-feira (08), quando enfrentará o Atlético Goianiense em casa.
Dinâmica do jogo
Início da partida
O Athletico não hesitou em assumir o controle do jogo e se impôs desde o início, jogando em seus domínios. Mendoza teve a primeira oportunidade clara de gol na metade da primeira etapa, recebendo um passe de Luiz Fernando e tentando finalizar com o pé esquerdo, mas seu chute saiu completamente desviado.
Primeiro gol do Athletico
Pouco tempo depois, Zapelli mostrou melhor precisão em sua finalização. A jogada que resultou no primeiro gol começou com o camisa 10, passou por Leozinho e chegou a Viveros, que finalizou. O chute de Zapelli, dado de bico, encontrou o caminho do gol após a bola bater na trave, ricochetear nas costas do goleiro Airton e finalmente entrar no fundo da rede.
Reação do Novorizontino
Apesar da vantagem, a reclamação dos torcedores do Athletico sobre a dificuldade da equipe em manter a intensidade após abrir o placar se repetiu. O Novorizontino conseguiu empatar a partida com um gol de Waguininho, que, após um cruzamento de Rodrigo Soares pela direita, apareceu livre no segundo pau para escorar a bola com o pé direito.
Retomada da vantagem
Gol de Zapelli
No retorno do intervalo, o Athletico Paranaense se mostrou determinado a recuperar a vantagem no placar. Logo aos cinco minutos do segundo tempo, Viveros escorregou ao tentar finalizar, mas a bola sobrou novamente para Zapelli, que não desperdiçou a chance e mandou para a rede, colocando o Furacão na frente mais uma vez.
Controle do jogo
Após o segundo gol, o Novorizontino não conseguiu reagir de forma efetiva. O Athletico se mostrou mais próximo de ampliar a vantagem. A melhor oportunidade de gol ocorreu aos 39 minutos, quando Zapelli serviu Julimar, que finalizou cruzado. A bola passou rente à trave, quase resultando em um gol que celebraria a volta do atacante, que ficou afastado dos gramados por 10 meses.
O Athletico Paranaense, assim, demonstrou um desempenho superior em campo, conseguindo não apenas a vitória, mas também a recuperação na tabela da Série B, mantendo-se em busca de uma posição que possa garantir o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.