Fim da Primeira Fase da Série C do Campeonato Brasileiro
A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro se aproxima do seu término, com a 19ª e última rodada marcada para este sábado, dia 30. Neste dia, 20 clubes irão se enfrentar em partidas de pontos corridos. Os oito primeiros colocados avançarão para uma fase quadrangular que determinará quais quatro clubes subirão para a divisão superior em 2026. Neste momento, o Caxias se destaca na Terceirona, buscando retornar à Série B após um hiato de 20 anos.
O Caxias e Sua Trajetória
O Caxias, que participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro na década de 1970, teve sua última aparição na Série A no ano 2000, e agora busca pelo menos a chance de disputar a Série B mais uma vez. O retorno à segunda divisão nacional seria um grande feito para o time gaúcho, que não experimenta essa realidade desde 2005.
Atualmente, o Caxias já tem a certeza de que terminará a primeira fase da competição com a melhor campanha. O clube lidera a tabela com 37 pontos, resultado de 12 vitórias e 1 empate nas partidas realizadas até o momento. A Ponte Preta e o Náutico, que estão logo atrás na classificação, somam 33 pontos cada e não têm mais como superar a equipe gaúcha.
Comando Técnico e Destaques da Equipe
O Caxias é dirigido na Série C por Júnior Rocha, que assumiu o cargo após as duas primeiras rodadas. O treinador, que tem 44 anos, foi responsável pelo acesso da Ferroviária à segunda divisão no ano anterior e tem demonstrado um desempenho positivo no comando da equipe.
Dentro de campo, os destaques do Caxias são o meio-campista Tomas Bastos, que já teve passagens por clubes tradicionais do Brasil e conseguiu encontrar sua melhor versão na equipe, e o atacante Iago, que se destacou ao marcar 5 gols na Série C.
Preparação para a Fase Seguinte
Apesar do bom momento vivenciado, o Caxias precisa focar no futuro, já que a liderança na primeira fase não garante vantagens significativas. Os oito melhores clubes avançarão para dois grupos compostos por quatro equipes cada, onde os jogos serão realizados em formato de ida e volta. Os dois melhores classificados de cada grupo conquistarão o acesso à Série B.
Vagas em Aberto
Além do Caxias, que soma 37 pontos, outras equipes já garantiram suas vagas na segunda fase da Série C. As equipes Ponte Preta (33 pontos), Náutico (33 pontos), Londrina (30 pontos) e São Bernardo (30 pontos) também estão confirmadas. Dentre essas, apenas o São Bernardo faria sua estreia na Série B.
Restam, portanto, 3 vagas em aberto que serão definidas na rodada final, com muitos postulantes à lista dos oito melhores. Desde o Guarani, que ocupa a sexta colocação com 26 pontos, até o Maringá, que está em 15º lugar com 22 pontos, todos ainda têm a possibilidade de conquistar uma vaga.
Atualmente, as equipes Guarani (26 pontos), Brusque (25 pontos) e Ituano (24 pontos) estariam se classificando para a segunda fase, e todas dependem apenas de seus resultados para avançar. Na rodada final, o Guarani enfrentará o já rebaixado Tombense, o Brusque jogará em casa contra o ainda esperançoso CSA, e o Ituano terá um desafio ao visitar o classificado Náutico.
Expectativa e Combinações de Resultados
Com diversos clubes na disputa, a combinação de resultados será crucial para definir os outros três classificados para a segunda fase. Entre as equipes que ainda sonham com uma vaga, Floresta, Ypiranga e Maringá buscam o acesso inédito à Série B.
Entretanto, o Maringá também deve se preocupar com o risco de rebaixamento, que poderá ocorrer caso o time perca para o líder Caxias, enquanto Itabaiana e Anápolis consigam vencer suas respectivas partidas.
A última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro acontecerá neste sábado, dia 30, com todos os 10 jogos sendo realizados simultaneamente a partir das 17h, prometendo muita emoção para os torcedores e para as equipes envolvidas.