Eliminação do Fenerbahçe na Liga dos Campeões
A história de amor entre José Mourinho e a Liga dos Campeões parece estar em declínio. Com a recente eliminação do Fenerbahçe para o Benfica, um de seus ex-clubes, Mourinho chega a sua sexta temporada consecutiva sem participar da maior competição de clubes de futebol da Europa. Ele é reconhecido como o quinto técnico que mais disputou partidas no torneio.
Resultado do Jogo
Na quarta-feira, 27 de setembro, o Fenerbahçe foi derrotado por 1 a 0 pelo Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa. Após um empate sem gols na partida anterior, realizada na Turquia, a equipe não conseguiu se classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Esta eliminação marca um momento significativo na carreira de Mourinho, pois é a primeira vez que ele é eliminado por uma equipe portuguesa em competições internacionais.
Histórico de Encontros
O treinador português já teve a oportunidade de enfrentar os três grandes clubes de Portugal em competições da UEFA e apresenta um histórico amplamente favorável. Em seus confrontos, Mourinho contabiliza sete vitórias, dois empates e três derrotas, sendo duas delas para o Porto. No entanto, os Dragões foram superados na única vez em que se enfrentaram em um mata-mata, nas oitavas de final da Liga dos Campeões na temporada 2006/07.
Distanciamento da UCL
Importância de Mourinho na Liga dos Campeões
Ao lado de Pep Guardiola, José Mourinho é considerado um dos técnicos mais influentes na Liga dos Campeões no século XXI. Desde a temporada 2000/01, Mourinho esteve presente em 17 das 25 edições do torneio. No entanto, ele não participou da competição nas temporadas 2000/01, 2002/03 e 2016/17, quando estava à frente do Benfica, do Porto e do Manchester United, respectivamente. Durante sua carreira, ele registrou 13 participações consecutivas, de 2003/04 até 2015/16, se destacando como o único treinador a conquistar a Champions League, a Liga Europa e a Conference League.
Estatísticas de Mourinho na Liga dos Campeões
Atualmente, Mourinho ocupa a quinta posição entre os técnicos que mais disputaram partidas na história da Liga dos Campeões, totalizando 151 jogos. Seu desempenho conta com 81 vitórias, 36 empates e 34 derrotas. Ele está atrás de Carlo Ancelotti, que lidera a lista com 218 partidas, seguido por Sir Alex Ferguson (202), Arsène Wenger (190) e Pep Guardiola (181).
Apesar de seus recordes e da história que continua a ser escrita ao seu favor, Mourinho vê a competição na qual tanto se destacou se distanciando a cada ano. Já são seis temporadas consecutivas em que o treinador não participa da fase principal do torneio.
Últimas Participações
Na temporada 2019/20, José Mourinho assumiu o comando do Tottenham, levando a equipe até as oitavas de final, onde foi eliminado. Desde então, sob a direção da Roma e, mais recentemente, do Fenerbahçe, o treinador português não conseguiu classificar suas equipes para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Atualmente, ele se despede da Liga dos Campeões nas fases preliminares. Na temporada anterior, o Fenerbahçe foi eliminado na terceira fase de qualificação pelo Lille, também sob o comando de Mourinho. Essas foram as duas únicas ocasiões em que o técnico participou da fase de qualificação da "pré-Champions", resultando em duas eliminações.
A realidade atual é que José Mourinho, aos poucos, parece estar se afastando da UEFA Champions League.