Três brasileiros entre os melhores jogadores sub-20 do mundo
Três jogadores brasileiros estão destacados na lista dos melhores jogadores com menos de 20 anos no futebol mundial, conforme elaborado pelo Observatório do Futebol (CIES). O levantamento, que foi divulgado nesta semana, revela que Estêvão, um atleta que foi revelado pelo Palmeiras e atualmente defende o Chelsea, ocupa a 4ª colocação entre os jogadores sub-20 mais talentosos globalmente. Outros dois brasileiros também figuram na lista: Rayan, do Vasco, que aparece em 18º lugar, e Pedrinho, que atua no Zenit e ocupa a 20ª posição.
Primeira colocação e os destaques internacionais
O primeiro lugar do ranking é ocupado pelo espanhol Lamine Yamal, que se destaca no Barcelona e é considerado um dos jovens mais promissores do futebol mundial. Ele é seguido por seu companheiro de clube, Pau Cubarsí, que ocupa a 2ª posição, e pelo francês Warren Zaire-Emery, que atua no Paris Saint-Germain e está na 3ª colocação.
Critérios da avaliação
Para a elaboração desse ranking, o CIES combina dois índices principais para determinar o potencial das promessas do futebol. O primeiro índice avalia o desempenho em campo, utilizando estatísticas de partidas jogadas. O segundo índice considera o nível de experiência dos jogadores, que é calculado a partir dos minutos jogados em campo e da competitividade das ligas em que atuam.
Outros destaques na lista
Além dos brasileiros mencionados, outros jogadores também foram incluídos na lista. O argentino Franco Mastantuono, que recentemente foi contratado pelo Real Madrid após se destacar no River Plate, ocupa a 5ª posição. O Chelsea, por sua vez, também emplacou mais um jogador na lista, Jorrel Hato, que está na 6ª posição.
Ranking completo do CIES – jovens sub-20 mais promissores do mundo
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Pau Cubarsí (Barcelona)
- Warren Zaire-Emery (PSG)
- Estêvão (Chelsea)
- Franco Mastantuono (Real Madrid)
- Jorrel Hato (Chelsea)
- Roger Fernandes (Braga)
- Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
- Geovany Quenda (Sporting)
- Elías Montiel (Pachuca)
- Givairo Read (Feyenoord)
- Jesús Rodríguez (Como)
- Mamadou Sarr (Strasbourg)
- Jobe Bellingham (Borussia Dortmund)
- Ethan Nwaneri (Arsenal)
- Andrija Maksimovic (RB Leipzig)
- Lucas Bergvall (Tottenham)
- Rayan Vitor (Vasco)
- Rodrigo Mora (Porto)
- Pedrinho (Zenit)
Estêvão, que tem chamado a atenção com suas atuações pelo Chelsea, continua a se destacar entre os melhores jovens talentos do futebol mundial.