Kairat retorna o Cazaquistão à fase principal da Champions League após uma década.

Kairat: A Surpresa da UEFA Champions League

O Kairat se destaca como a maior surpresa da fase de grupos da UEFA Champions League na atual temporada. O clube cazaque superou o Celtic, na terça-feira, dia 26 de setembro, e garantiu sua vaga entre as 36 equipes classificadas para a Fase de Liga, que é a fase principal da mais importante competição europeia de futebol.

Tradição e Sucesso

Tricampeão cazaque, o Kairat é um clube tradicional em seu país, que vive, no século XXI, o período mais vitorioso da sua história. Sob a liderança de um multimilionário empresário local, a equipe de Almaty fará sua estreia nesta fase da Champions League e, com isso, coloca o Cazaquistão novamente em destaque após dez anos.

A Identidade do Kairat

"Kairat é um time do povo. Sempre foi assim e queremos revitalizá-lo". Essa afirmação foi feita por Kairat Boranbayev em março de 2015, quando o clube sonhava em alcançar a fase de grupos da Liga Europa. Naquela ocasião, a equipe cazaque foi eliminada pelo Bordeaux na última partida antes de chegar à fase de grupos. Hoje, dez anos depois, o Kairat está na Champions League.

A história do Kairat remonta a um período muito anterior. Fundado em 1954, quando o Cazaquistão ainda integrava a União Soviética, o clube passou por altos e baixos, enfrentando acessos e rebaixamentos sem grande destaque. Contudo, a situação começou a mudar quando a União Soviética entrou em colapso.

O Crescimento Pós-Independência

Com a independência do Cazaquistão, o clube de Almaty começou a buscar maiores conquistas. Nos primeiros anos, o Kairat foi considerado a equipe base para a seleção nacional e recebeu significativos investimentos governamentais. O clube passou por processos de separação e reunificação, além de conquistar diversos troféus.

Contudo, quando o futuro parecia promissor, surgiram dificuldades. A companhia ferroviária do Cazaquistão (Temir Zholy), que era uma grande patrocinadora do clube, deixou de oferecer apoio financeiro e contribuiu para a falência do Kairat. Após ser rebaixado devido a problemas econômicos, o clube conseguiu se reerguer e, posteriormente, viveu o seu maior período de conquistas na história.

Desde 2010, o Kairat conquistou nove de seus 16 títulos, incluindo cinco copas nacionais, uma liga e três supercopas. Além disso, alcançou um marco histórico ao se classificar para a Fase de Liga da Liga dos Campeões, após conquistar seu terceiro título da Liga Cazaque.

A Liderança de Kairat Boranbayev

Grande parte do sucesso recente do Kairat é atribuída a Kairat Boranbayev, que atua como presidente e principal acionista do clube. Ele está listado pela Forbes entre os 50 empresários mais influentes do país e tem acelerado o processo de modernização da equipe, incluindo grandes obras no Estádio Central de Almaty, que é a casa do Kairat.

A Trajetória na Champions League

Na noite de 26 de setembro, o Kairat conquistou uma vaga inédita na fase de grupos, agora chamada de Fase de Liga, da Champions League. A última vez que um clube do Cazaquistão chegou à fase principal da Liga dos Campeões foi na temporada 2015/2016, quando o Astana terminou em último lugar no grupo que incluía Atlético de Madrid, Benfica e Galatasaray.

Para garantir sua vaga entre as 36 equipes da Fase de Liga, a equipe cazaque teve que superar quatro adversários na fase preliminar. A trajetória começou com uma classificação tranquila contra o Olimpija Ljubljana, da Eslovênia, após um empate fora de casa e uma vitória em casa. No entanto, a situação se complicou na segunda eliminatória.

O Kairat enfrentou o KuPS e foi derrotado na Finlândia por 2 a 0. Contudo, jogando em casa diante de mais de 22 mil torcedores, o clube reverteu a situação com uma vitória convincente de 3 a 0, garantindo assim a classificação. Na terceira fase, o time se enfrentou com o Slovan Bratislava, onde, após uma vitória e uma derrota por um gol de diferença, os cazaques avançaram na disputa por pênaltis.

O último desafio antes da Fase de Liga foi o multicampeão escocês Celtic. Após um empate sem gols na Escócia, o Kairat repetiu o placar em casa e, novamente, precisou dos pênaltis para avançar. Com isso, pela primeira vez em sua história, o Kairat se torna um clube participante da Liga dos Campeões.

Presença Brasileira e Jovens Talentos

O Kairat conta com a presença de brasileiros em seu elenco, como Élder Santana, Ricardinho, Edmilson Santos e João Paulo. Além deles, o time também possui jogadores portugueses, como Jorginho e Luís Mata, que adicionam diversidade ao grupo.

Embora Jorginho tenha se destacado como um dos principais jogadores do time, sendo o atleta com mais atuações na temporada e vice-artilheiro da equipe, o que realmente chama a atenção é Dastan Satpaev, o artilheiro do elenco. O atacante de apenas 17 anos marcou 12 gols em 29 partidas e já está negociado com o Chelsea, com a expectativa de se transferir para Londres na próxima temporada.

Toda essa trajetória é comandada por Rafael Urazbakhtin, um ex-jogador que se destacou nas categorias de base do clube a partir de 1998. Após uma carreira predominantemente no Cazaquistão, o ex-atacante passou pela seleção de base do país antes de retornar ao Kairat, agora como treinador.

Related posts

Corinthians pode lançar nova camisa 3 contra o Flamengo, e torcedores reagem a recentes polêmicas

Com Classificação para a Champions, Newcastle Registra Mais um ‘Não’ em Janela de Transferências Fracassada

Descubra Keny Arroyo, o novo interesse do Cruzeiro

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Leia Mais