Início » Ex-jogador do United está afastado da elite do futebol inglês há quase 80 anos

Ex-jogador do United está afastado da elite do futebol inglês há quase 80 anos

por futebolpress
Ex-jogador do United está afastado da elite do futebol inglês há quase 80 anos

Manchester United sofre eliminação na Copa da Liga Inglesa

Em mais um capítulo da derrocada que o Manchester United tem enfrentado nos últimos anos, o clube passou por um grande vexame na temporada 2025/26. Na quarta-feira, dia 27 de agosto, os Red Devils foram eliminados na segunda rodada da Copa da Liga Inglesa, após perder nos pênaltis para o modesto Grimsby Town, que atualmente compete na quarta divisão do futebol inglês.

Disputa emocionante nos pênaltis

A eliminação do Manchester United ocorreu em uma disputa por pênaltis bastante emocionante, que terminou com o placar de 12 a 11. Todas as cobranças dos jogadores de ambos os times foram realizadas, e houve até algumas repetições durante o processo. O atacante Mbeumo, que havia marcado um dos gols no tempo normal, que terminou empatado em 2 a 2, tornou-se um dos vilões da equipe inglesa ao ver sua cobrança de pênalti acertar o travessão.

Após o término da partida, o goleiro Christy Pym, que teve uma atuação destacada durante o jogo e defendeu uma cobrança de pênalti do brasileiro Matheus Cunha, fez uma revelação inusitada. "Sou torcedor do Manchester United, então eu estou meio furioso, para ser sincero", afirmou Pym, enquanto ria da situação.

O sucesso do Grimsby Town

Mais do que o vexame e a eliminação do Manchester United, é importante destacar o sucesso do Grimsby Town, que teve seu nome lembrado com respeito pelos fãs de futebol. A equipe alcançou sua melhor participação na Copa da Liga Inglesa na temporada 1984/85, quando foi eliminada nas quartas de final pelo Norwich. Na temporada 2019/20, o Grimsby também chegou à terceira rodada, mas foi derrotado pelo Chelsea em uma goleada de 7 a 1.

Atualmente, o Grimsby Town está na quarta divisão e não disputa a elite do futebol inglês, que é conhecida como Premier League, há quase 80 anos, desde a temporada 1947/48. Ao longo de sua história, o clube já participou da primeira divisão inglesa em 12 ocasiões, com seu auge na década de 1930. Desde 2003, a equipe tem enfrentado dificuldades, caindo para divisões inferiores.

Tentativa de acesso à Premier League

Uma tentativa de acesso à Premier League quase ocorreu em 1984, quando o Grimsby Town terminou na quinta posição da Championship. Naquela temporada, tanto Chelsea quanto Newcastle estavam entre os melhores classificados, enquanto o Manchester City, que ficou em quarto lugar, também não conseguiu obter o acesso.

O Grimsby Town tem sido um frequentador regular da EFL League Two, que é a quarta divisão do futebol inglês, mas suas campanhas não têm sido de grande destaque desde que perdeu na final do playoff em 2006. O melhor momento da equipe aconteceu na temporada passada, quando terminou na nona posição, a apenas dois pontos de uma nova participação nos playoffs.

Em termos de títulos, o Grimsby Town conquistou a segunda divisão duas vezes (nas temporadas 1900/01 e 1933/34), a terceira divisão em três ocasiões (1925/26, 1955/56 e 1979/80) e a quarta divisão em uma oportunidade (na temporada 1971/92).

Um clube com história

Apesar do histórico de resultados modestos, o Grimsby Town não pode reclamar da falta de história para contar. O retrospecto do clube contra o Manchester United, por exemplo, mostra que as narrativas das equipes poderiam ser completamente diferentes. Ao longo de 38 jogos disputados, as duas equipes conquistaram 16 vitórias cada, além de seis empates. As equipes não se enfrentavam desde 1948, quando empataram em 1 a 1 no Blundell Park, que foi o palco do jogo desta quarta-feira.

O Blundell Park é um dos estádios mais antigos ainda em atividade na Inglaterra, tendo sido inaugurado em 1899. Com uma capacidade de pouco mais de 9 mil pessoas, o estádio já recebeu um público recorde de quase 32 mil espectadores em um jogo em fevereiro de 1937.

Conexão com o Manchester United

É interessante notar que, apesar de sua história de resultados modestos, o Grimsby Town tem capacidade de atrair grandes públicos. O clube esteve envolvido no jogo com maior público da história do Old Trafford, estádio do Manchester United. Em março de 1939, 76.962 pessoas compareceram à semifinal da FA Cup entre Wolverhampton e Grimsby, mas a equipe de Lincolnshire foi derrotada por 5 a 0.

Adicionalmente, vale mencionar um personagem marcante na história do Grimsby Town. O goleiro Walter Scott é conhecido por ter defendido três pênaltis em uma única partida contra o Burnley em 1909. Naquele ano, ele teve um desempenho notável, defendendo 14 dos 17 pênaltis que enfrentou.

Situação atual do Grimsby Town

Atualmente, o Grimsby Town foi comprado por empresários locais em 2021. Um dos co-proprietários, Jason Lockwood, que é torcedor do clube desde a infância, fez fortuna com uma empresa de seguros online. Ele cresceu em um centro juvenil e, após deixar a presidência do clube, decidiu se candidatar a prefeito da cidade de Lincolnshire.

Recentemente, o clube teve um momento de destaque na temporada 2022/23, quando chegou às quartas de final da Copa da Inglaterra. Durante essa campanha, o Grimsby eliminou equipes como Plymouth, Cambridge United, Burton Albion, Luton Town e Southampton, até ser superado pelo Brighton.

Essa campanha serviu como uma prévia do momento de reconstrução da equipe, que havia enfrentado dificuldades e chegou a ficar fora da EFL e em divisões ainda mais baixas. Nos últimos anos, a situação não tem sido ideal, mas atualmente, na quarta divisão, a equipe permanece invicta após cinco jogos e ocupa a quarta posição. A vitória sobre o Manchester United pode ser um indicativo do nível de competitividade que o clube busca nesta temporada de 2025/26.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies