Chelsea se prepara para um final movimentado na janela de transferências
Os dirigentes do Chelsea devem passar por um período intenso até o fechamento da janela de transferências de verão, com diversas negociações previstas até o dia limite em 1º de setembro.
Vitória na Premier League
A equipe comandada por Enzo Maresca conquistou sua primeira vitória na nova temporada da Premier League na sexta-feira, ao derrotar o West Ham por 5 a 1 fora de casa. Os gols foram marcados por Joao Pedro, Pedro Neto, Enzo Fernández, Moisés Caicedo e Trevoh Chalobah, que anularam o gol inicial de Lucas Paquetá. A única notícia negativa do jogo foi a lesão de Cole Palmer, que sofreu um problema na virilha durante o aquecimento.
Desempenho do Chelsea e do West Ham
O desempenho do Chelsea foi bastante superior ao do West Ham, que não conseguiu reagir à capacidade ofensiva dos Blues. No entanto, como ainda é muito cedo na temporada, não há uma definição clara se a vitória do Chelsea reflete sua qualidade ou se o West Ham está apresentando um desempenho abaixo do esperado. Considerando que a equipe de Graham Potter sofreu oito gols em apenas dois jogos na Premier League, a segunda opção parece ser a mais provável no momento.
Declarações de Maresca
"Provavelmente o início não foi o melhor da forma como planejamos", afirmou Maresca sobre a performance do Chelsea. "Mas a reação da equipe, e especialmente a confiança que eles demonstram em relação ao plano de jogo, é algo que eu considero muito positivo. Eles mantêm o plano de jogo tanto com a posse de bola quanto sem ela."
Reforços em negociação
O Chelsea ainda precisa realizar algumas melhorias em termos de contratações, com a BlueCo atualmente tentando finalizar acordos para o atacante do Manchester United, Alejandro Garnacho, e o meia do RB Leipzig, Xavi Simons. Ambos já concordaram com os termos pessoais para se juntarem ao Chelsea, mas o acordo do clube com a UEFA exige que a equipe aguarde a venda de certos jogadores antes de efetivar as transferências para Stamford Bridge.
Pressão para manter o equilíbrio nas transferências
O Chelsea enfrenta pressão para apresentar um "saldo positivo nas transferências", sob o risco de não conseguir registrar novos contratados em sua lista para a Liga dos Campeões desta temporada.
Kieran Gill, do The Mail, destacou que "o complexo acordo do Chelsea com a UEFA incluiu uma multa recorde de £26,8 milhões, que pode chegar a £78,5 milhões. A sanção esportiva principal alertou que o clube ‘não pode registrar nenhum novo jogador na Lista A para competições de clubes da UEFA, a menos que o Saldo de Transferências da Lista A seja positivo’." O Chelsea tem menos de duas semanas para demonstrar à UEFA que equilibraram suas contas o suficiente para permitir a inclusão de suas novas contratações na lista da Liga dos Campeões sob o comando de Enzo Maresca.
Integração de Andrey Santos
Além disso, o clube registrará Andrey Santos, que está prestes a ser integrado ao time principal do Chelsea após uma excelente temporada emprestado ao Strasbourg em 2024/2025.
Papel importante para Andrey Santos
De acordo com Fabrizio Romano, o Chelsea está "muito satisfeito" com Santos, que deu sua primeira assistência pelo clube em sua estreia na Copa do Mundo de Clubes no início deste verão. Em seu canal no YouTube, Romano mencionou que os dirigentes do clube estão convencidos de que Santos pode se tornar um jogador "importante" para Maresca e estão determinados a rejeitar qualquer proposta pelo brasileiro. Maresca também confirmou que o jogador de 21 anos, que anotou 11 gols e seis assistências pelo Strasbourg na última temporada, não deve deixar o clube, apesar de rumores de interesse do Manchester United.
"Primeiramente, estou muito feliz com Andrey e com a ideia de que ele permaneça conosco", disse o treinador italiano. "Ele pode jogar nas posições de Enzo Fernández ou Moisés Caicedo, com certeza. Ele participou de um jogo na Copa do Mundo de Clubes contra o Palmeiras, onde foi muito bom como número seis. Portanto, ele pode atuar em ambas as posições muito bem."