Capitães dos 20 clubes de LaLiga pedem respeito e transparência
Reunião com a AFE
A Associação dos Futebolistas Espanhóis (AFE) se reuniu nesta quinta-feira, 21 de agosto, com os capitães dos 20 clubes da primeira divisão para discutir a possibilidade de realizar o jogo entre Villarreal e Barcelona em Miami. A resposta dos atletas foi unânime: todos rejeitaram a proposta.
Posicionamento dos jogadores
Em um comunicado, os jogadores exigiram mais transparência e consideraram a condução da proposta uma falta de respeito. A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ainda está analisando a viabilidade da partida no Hard Rock Stadium, marcada para o dia 20 de dezembro, pela 17ª rodada de LaLiga.
"Devido à ausência de diálogo e informação aos jogadores, o início dos procedimentos de um projeto promovido pela Liga e aprovado sem qualquer informação pela Direção da RFEF, é uma falta de respeito com os jogadores quando implica mudanças a nível desportivo e um deslocamento como trabalhadores para fora do território nacional no âmbito de uma liga nacional. Estamos unidos. Queremos respeito e transparência", declarou o sindicato dos jogadores espanhóis.
Apoio dos clubes e regulamentação
Apesar da resistência dos atletas, tanto Villarreal quanto Barcelona apoiam a iniciativa desde o início. No entanto, o projeto só poderá ser concretizado se receber a aprovação da Fifa e da Uefa. A intenção da liga é utilizar o duelo nos Estados Unidos como uma vitrine para expandir sua presença internacional.