Punição Dura à Universidad de Chile
Em entrevista à rádio chilena ADN, Daniel Schapira, um dos diretores da Universidad de Chile, comentou sobre a grave situação que levou à suspensão da partida contra o Independiente, válida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Problemas de Organização
Segundo Schapira, a organização do evento não fez a escolha adequada em relação à disposição das torcidas no Estádio Libertadores de América. Ele destacou que há grandes chances de o clube chileno ser penalizado de forma severa. "Terrível, é inacreditável. Houveram problemas de organização, porque não podem colocar a torcida da U junto com a do Independiente… Vamos ser punidos, vai ser duro… Não sei o que está acontecendo, mas isso é mais um problema da sociedade, não só do futebol… Nos deram mais ingressos e veja o que está acontecendo", afirmou o diretor.
Ambiente Desesperador
À medida que o estádio foi esvaziando, a tensão aumentou por vários motivos. Além da possibilidade de novos confrontos entre torcedores da Universidad de Chile, forças policiais e fãs do Independiente, diversos corpos foram vistos em aparente estado de inconsciência na área reservada aos visitantes. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas alarmantes, incluindo pessoas sendo agredidas e um torcedor da Universidad de Chile que, ao tentar escapar de uma agressão, caiu de uma altura considerável.
Informações sobre Vítimas
De acordo com informações da imprensa argentina, quatro pessoas teriam morrido em decorrência dos confrontos entre os torcedores. No entanto, as forças de segurança ainda não comentaram oficialmente sobre o assunto.
Comportamento Violento dos Torcedores
Relatos de testemunhas no Estádio Libertadores de América indicam que, desde o início do jogo, os torcedores da Universidad de Chile demonstraram comportamento violento e vandalismo em relação ao setor que ocupavam. Um acordo entre as diretorias dos dois clubes havia determinado que cinco mil ingressos seriam disponibilizados para a torcida visitante.
Entretanto, durante o intervalo, a situação se agravou. Os torcedores chilenos não só vandalizavam, mas tornavam-se uma ameaça também para os torcedores do Independiente. A partir de uma posição elevada, eles começaram a arremessar objetos, como cadeiras e pedaços de ferro, em direção aos fãs da equipe anfitriã, que se refugiaram na parte mais recuada e coberta das arquibancadas.
Suspensão do Jogo
Diante da dificuldade em controlar a situação, a equipe de segurança optou por retirar toda a torcida visitante do estádio. Informações divulgadas pelo sistema de som do local indicavam que o jogo seria paralisado por pelo menos 20 minutos. No entanto, após novos confrontos entre torcedores da Universidad de Chile e a força policial, a partida foi suspensa de forma definitiva.
Até o momento, não há informações adicionais sobre os próximos passos da Conmebol em relação à possível retomada do jogo ou sobre eventuais punições.