Conmebol repudia violência em partida entre Independiente e Universidad de Chile
A Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, condenou "firmemente" o episódio grave de violência que ocorreu na partida entre Independiente e Universidad de Chile, válida pela Copa Sul-Americana. Em um comunicado, a entidade assegurou que tomará medidas com "máxima firmeza" em relação ao caso, que será analisado pela Comissão Disciplinar.
Repúdio aos atos de violência
A Confederação expressou seu repúdio e condenou firmemente os atos de violência registrados tanto dentro quanto fora do estádio. A Conmebol está em contato permanente com as autoridades de segurança e acompanha de perto a situação das pessoas afetadas. A instituição também se comprometeu a agir com a máxima firmeza, conforme o regulamento da Comissão Disciplinar.
Coleta de informações e responsabilidades
O órgão responsável pelo futebol sul-americano informou que está em um processo de coleta de informações sobre o Estádio Libertadores de América, localizado em Avellaneda, para subsidiar a investigação da Comissão Disciplinar e possibilitar a "aplicação das sanções correspondentes". A Conmebol reafirmou seu compromisso com a erradicação da violência no futebol e instou todos os clubes participantes de suas competições, na qualidade de responsáveis pela segurança quando atuam como anfitriões, a adotarem as máximas medidas de prevenção e controle, a fim de garantir que incidentes dessa natureza não voltem a ocorrer.
Possíveis punições ao Independiente
A Conmebol indicou que uma eventual punição deve recair sobre o Independiente, time mandante, devido ao artigo 8 do Código Disciplinar da entidade, que estabelece que o clube anfitrião é responsável pela segurança do evento. As punições previstas pelo regulamento da competição variam desde a desclassificação do torneio em andamento até a exclusão de futuras competições. Além disso, há a possibilidade de sanções por anos em competições organizadas pela Conmebol.
Confusão entre torcidas
A confusão entre as torcidas teve início por volta do intervalo, quando a partida estava empatada em 1 a 1, resultado que classificaria a Universidad de Chile, que havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0. Torcedores chilenos começaram a lançar objetos contra os mandantes, e, em resposta, parte da torcida do Independiente conseguiu acessar a área dos visitantes, encurralando parte da torcida chilena. Fotos e vídeos de extrema violência circularam nas redes sociais nas semanas seguintes, mostrando cenas de agressão, sangue e humilhação. Em meio a toda essa confusão, um torcedor chileno caiu da parte mais alta do estádio, sobreviveu e permanece internado.
Os jogadores tentaram acalmar a situação, mas não obtiveram sucesso, resultando na paralisação da partida. Ambas as equipes foram encaminhadas aos vestiários. Inicialmente, a arbitragem interrompeu o jogo, mas pouco tempo depois a Conmebol determinou o cancelamento da partida.