Ceará e Bahia se enfrentam na semifinal da Copa do Nordeste
Em busca do tetracampeonato regional, o Ceará protagoniza mais um duelo decisivo diante do Bahia, nesta quarta-feira, 20, a partir das 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela semifinal da Copa do Nordeste. Campeãs estaduais em 2025, as equipes almejam mais uma taça na temporada. O Alvinegro, que já foi campeão duas vezes em cima do Bahia e também venceu a Lampions League em 2023, diante do Sport, deseja eliminar o rival interestadual para lutar pelo quarto título do Nordestão. No mesmo horário, CSA-AL e Confiança-SE se enfrentam no Rei Pelé, em Maceió (AL), pela outra vaga na grande final. Em caso de empate no tempo regulamentar, a disputa será decidida nos pênaltis.
Como chega o Bahia
Dono da casa, o Bahia vive um bom momento em 2025, com seis jogos de invencibilidade — três vitórias e três empates —, presença no G-4 da Série A e vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O time, sob o comando de Rogério Ceni, busca avançar no Nordestão, mirando o pentacampeonato regional, já que conquistou a taça em 2001, 2002, 2017 e 2021. Para esta partida, o Bahia conta com os retornos do experiente meia Everton Ribeiro, que cumpriu suspensão na rodada passada do Brasileirão, e do volante Rodrigo Nestor, que está recuperado. Por outro lado, o Tricolor não poderá contar com Erick Pulga, Erick e Kanu, todos lesionados. O lateral-direito Gilberto e o meia Michel Araújo são dúvidas para o confronto.
Como chega o Ceará
Com uma campanha sólida no Brasileirão, ocupando a 10ª colocação e mais próximo do G-6 do que do Z-4, o Ceará, sob a direção de Léo Condé, volta suas atenções para o torneio regional, enfrentando algumas ausências. O lateral-esquerdo Matheus Bahia e o zagueiro Marcos Victor, que pertencem ao Bahia, não podem atuar, e o goleiro Fernando Miguel e o atacante Fernandinho também estão lesionados. Uma novidade na delegação é a presença do atacante Pedro Henrique, que ficou fora das partidas anteriores contra Palmeiras e RB Bragantino-SP e viajou com o grupo para Salvador. A ausência do camisa 7 levou o treinador a adotar uma nova formação com quatro meio-campistas, que se mostrou eficaz diante do Massa Bruta. Marllon retornará à zaga no lugar de Marcos Victor, enquanto Nicolas segue na lateral esquerda, e Fabiano Souza e Rafael Ramos disputam espaço no lado direito, devido ao revezamento em função da quantidade de jogos. O Ceará não poderá contar com Vina, Paulo Baya, Zanocelo e Rodriguinho, pois o prazo de inscrições no Nordestão já havia se encerrado antes das contratações.
Destaques do jogo
O clássico regional também reserva um duelo entre os artilheiros de Bahia e Ceará. Os donos da casa contam com o experiente Willian José, que soma 11 gols em 39 partidas no ano. Já os visitantes têm em boa fase o atacante Pedro Raul, responsável por 13 gols em 28 jogos na temporada. O meio-campo é um setor importante para ambas as equipes: o Esquadrão tem o trio consolidado formado por Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro, enquanto o Alvinegro conta com Richardson, Dieguinho, Lourenço e Mugni.
Retrospecto
Ceará e Bahia já se enfrentaram no mata-mata da competição em quatro ocasiões, incluindo finais da Orelhuda: em 2015, 2020 e 2021, além da semifinal em 2018. Os cearenses venceram as decisões de 2015 e 2020, enquanto os baianos triunfaram nos outros dois anos. Na Fonte Nova, o Ceará terá de quebrar um tabu de seis jogos contra o Esquadrão, que conta com cinco vitórias e um empate nos confrontos mais recentes, a partir de 2021. Nos dois encontros em 2025 — um pelo Nordestão e outro pelo Brasileiro —, ambos na Fonte Nova, o Bahia saiu vitorioso, com triunfos de 3 a 2 e 1 a 0.
Escalação provável
Bahia (4-3-3): Ronaldo; Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Kayky e Willian José. Téc: Rogério Ceni
Ceará (4-4-2): Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Nicolas; Richardson, Dieguinho, Lourenço e Mugni; Galeano e Pedro Raul. Téc: Léo Condé
Ficha técnica do jogo
- Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
- Data: 20/8/2025
- Horário: 21h30min
- Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho/PB
- Assistentes: Luis Filipe Goncalves Correa/PB e Schumacher Marques Gomes/PB
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior/PE
Onde assistir ao vivo à transmissão
- TV Jangadeiro
- ESPN
- Premiere
- Rádio O POVO CBN
- O POVO CBN Cariri
- YouTube O POVO e Esportes O POVO