Início » Descubra o Novo Reforço Nipo-Peruano do Grêmio

Descubra o Novo Reforço Nipo-Peruano do Grêmio

por futebolpress
Descubra o Novo Reforço Nipo-Peruano do Grêmio

Grêmio contrata Erick Noriega do Alianza Lima

O Grêmio encontrou uma alternativa no futebol peruano para reforçar seu meio-campo nesta temporada. Erick Noriega se despediu do Alianza Lima no último final de semana para atuar na Arena durante o restante do ano. O volante teve um início difícil no Japão, destacou-se no país de origem de seu pai e chega com a recomendação de Hernán Barcos.

Detalhes da contratação

Aos 23 anos, Noriega chega a Porto Alegre nesta terça-feira para realizar exames e assinar contrato com o Grêmio. O clube gaúcho chegou a um acordo com o Alianza pela compra de 80% dos direitos do jogador por 3 milhões de dólares, aproximadamente R$ 16 milhões.

Formação e trajetória

Erick Noriega é filho de pais peruanos, mas nasceu em Nagoya, no Japão. No país asiático, buscou as primeiras oportunidades no futebol e enfrentou barreiras relacionadas ao preconceito. Os traços sul-americanos que herdou de seus pais o tornaram alvo de bullying na escola e nas categorias de base. O jogador revelou em entrevista ao podcast Psicosis que repensou sua carreira no futebol diversas vezes.

Além do preconceito, Noriega também teve dificuldades para se adaptar ao futebol local e à cultura japonesa. Embora tenha nascido no Japão, sua forte ligação com as raízes familiares criou obstáculos em sua trajetória no futebol asiático.

Noriega fez sua formação nas categorias de base do Shimizu S-Pulse e demorou a receber as primeiras chances no futebol japonês profissional. Ele estreou apenas aos 19 anos, atuando por empréstimo no Machida Zelvia, na J2 League, onde participou de sete jogos.

Na temporada seguinte, já sem espaço nas categorias de base do Shimizu S-Pulse, o jogador teve apenas dois minutos em campo pelo time principal. Antes de retornar à América do Sul, Noriega passou pela quarta divisão da Alemanha, onde atuou pelo SV Straelen.

Ascensão no futebol peruano

Após uma breve experiência na Europa, Noriega desembarcou no futebol peruano, onde finalmente se destacou. Em 2023, foi contratado pelo Universidad de San Martín, disputando 25 jogos, com um gol e duas assistências, pela segunda divisão.

Sua primeira sequência de jogos no profissional garantiu sua transferência para o Comerciantes Unidos, campeão da segunda divisão do Peru. Na elite, Noriega precisou de seis meses para convencer o Alianza Lima a investir em seu talento.

A rápida ascensão do jogador no futebol peruano também chamou a atenção da seleção. Em 2024, recém-contratado pelo Comerciantes Unidos, Noriega foi convocado para o Pré-Olímpico, onde foi titular em quatro das cinco partidas, perdendo apenas uma por suspensão.

Desempenho no Alianza Lima

Noriega, inicialmente zagueiro, assumiu a titularidade ao chegar ao Alianza Lima e acumulou 16 jogos na primeira temporada. Sua versatilidade para atuar no meio-campo aumentou sua importância no experiente elenco do clube. Em 2025, ele completou 35 jogos pelo Alianza Lima, marcando dois gols.

O volante também teve destaque ao enfrentar o Grêmio, participando ativamente da classificação do Alianza Lima contra o Imortal nos playoffs da Sul-Americana.

Recomendação de Hernán Barcos

Durante as negociações para a contratação de Erick Noriega, o Grêmio recebeu recomendações valiosas de Hernán Barcos, ex-jogador gremista e companheiro de Noriega. Barcos, maior artilheiro estrangeiro da história do Grêmio, elogiou o volante, afirmando que ele é um jogador espetacular e fundamental, com experiência que vai além de sua idade.

"Erick é um menino espetacular, um jogador fundamental. Ele vai para um nível mais alto que no Peru. Quero que ele desfrute e aproveite esse passo", disse Barcos após a despedida de Noriega.

Expectativas e próximos passos

Com a chegada de Noriega, o Grêmio busca revitalizar seu meio-campo, especialmente diante das atuações instáveis de Villasanti e das dificuldades físicas de Gustavo Cuellar. Noriega foi alçado ao posto de volante pelo técnico Néstor Gorosito devido à sua qualidade na saída de bola e vigor físico, características que atendem às necessidades do clube.

Além de Noriega, o Grêmio planeja reforçar outras funções no meio-campo, com negociações em andamento para o retorno de Arthur e a busca por um novo armador, especialmente após a lesão de Miguel Monsalve e a possível saída de Franco Cristaldo.

Leia Também:

Deixe um Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies