O Botafogo cumpriu a missão na noite desta quinta-feira e obteve a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores de forma antecipada. O time bateu o Atlético Nacional, da Colômbia, atual campeão, por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela penúltima rodada do Grupo 1 do torneio sul-americano.

O resultado fez o time da estrela solitária somar dez pontos, a mesma pontuação do Barcelona, do Equador, que lidera a chave pelo saldo de gols. Os dois já estão classificados e na última rodada vão decidir a primeira colocação com rivais eliminados.

O Estudiantes, da Argentina, tem seis pontos e é o terceiro colocado. Na lanterna está o Atlético Nacional, com três – venceu apenas uma vez e perdeu quatro.

A última rodada do Grupo 1 será no dia 25 de maio. O Botafogo jogará contra o Estudiantes, em La Plata. O Atlético jogará com o Barcelona, na Colômbia.

No jogo isolado desta noite de quinta-feira, o Botafogo conseguiu a classificação

O gol do Botafogo foi marcado por Rodrigo Pimpão, aos 5 minutos do segundo tempo. A equipe ainda teve gols anulados, bola na trave e dominou o confronto.

Dois gols anulados
O Botafogo finalizou menos vezes que o Atlético Nacional no primeiro tempo, mas foi mais perigoso do que o rival colombiano.

Logo aos 2 minutos acertou uma bola na trave. Foi em um rápido contra-ataque, no qual Pimpão deu a bola para Camilo. Mas o camisa 10 perdeu o domínio, fazendo com que a bola ficasse livre para Roger. Ele dominou e finalizou com força, mas na trave.

Aos 14, Roger recebeu a bola de Lindoso, que estava em posição de impedimento, e chegou a marcar o gol, mas o tento foi anulado pela arbitragem.

Aos 31, novo gol anulado para o Botafogo. Dessa vez foi em finalização de Roger, que estava mesmo impedido, após uma ótima assistência de Camilo.

Vitória
O gol botafoguense saiu logo aos 5 minutos do segundo tempo.

Foi uma jogada de Lindoso. Após avançar pelo meio de campo, ele deu uma bela assistência para Rodrigo Pimpão. O atacante invadiu a área e chutou cruzado, sem chances de defesa.

O time alvinegro mostrou muita evolução depois. Chegou mais vezes ao gol adversário com chances para ampliar o marcador, mas acabou não conseguindo.
Próximos jogos
O Botafogo estará em campo novamente no próximo domingo. Jogará contra a Ponte Preta, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada do Brasileiro.

Fonte: Redação