Remodelada, a Copa Libertadores de 2017 teve o seu pontapé inicial dado na noite desta segunda-feira. Jogando em casa, no Estádio Olímpico Pátria, o boliviano Universitario Sucre se aproveitou da altitude de mais de 2.800 metros da cidade que dá o nome ao time e derrotou o Montevideo Wanderers, do Uruguai, por 3 a 2, pelo jogo de ida da primeira fase da competição.

O resultado não foi de todo ruim para os uruguaios, que se classificam para segunda fase com uma vitória simples (1 a 0 e 2 a 1) desde que não sofram dois gols ou mais. Os bolivianos, por sua vez, garantem a vaga com um empate. O duelo de volta está marcado para esta sexta-feira, às 20h15 (de Brasília), no Estádio Alfredo Viera, em Montevidéu. ideo wanderers,

Logo aos cinco minutos de jogo, o meia Castro encontrou o atacante Blanco, que bateu cruzado e abriu o placar para os uruguaios. Em um lance estranho, aos 18, os bolivianos chegaram ao empate: Melgar cruzou da direita, a bola cruzou toda a área sem ser desviada e só foi parar no fundo da rede.

A virada do Sucre veio aos 28 minutos do primeiro tempo, quando Barboza cortou a bola com a mão dentro da área do Montevideo Wanderers. Na cobrança de pênalti, o meio-campista Alexis Bravo fez o segundo do time mandante.

A vantagem da agremiação boliviana foi acrescida aos 22 minutos da segunda da etapa, quando Velasco aproveitou chute de Tinga na esquerda para só empurrar a bola para o gol uruguaio. Aos 33, os Wanderers diminuíram o prejuízo através de Pacacios, que recebeu bom passe de González para bater colocado, sem chances para o arqueiro rival.

Inchada em relação às edições passadas, a Copa Libertadores 2017 conta com 42 equipes, sendo que seis delas disputam a primeira das três etapas eliminatória. Dos oitos clubes brasileiros presentes na competição, apenas Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Chapecoense, Atlético e Santos estreiam já na fase de grupos. Botafogo e Atlético-PR começam da segunda etapa eliminatória, enfrentando Colo Colo (CHI) e Millonarios (COL), respectivamente.

Fonte: Redação