Os finalistas da Série D de 2016, Volta Redonda e CSA, são duas equipes que vão estar no Brasileiro da Série C de 2017. Eles se juntam a Moto Club e São Bento, que também subiram da “D” no ano passado.

Com isso, o Ypiranga já começa a conhecer possíveis adversários da próxima temporada no Nacional. O provável, em se mantendo a atual fórmula, é que São Bento e Volta Redonda fiquem no grupo dos times mais ao sul do Brasil.

O Ypiranga, neste domingo, não conseguiu avançar às quartas de final do Brasileiro, mas também garantiu sua permanência na Série C para a próxima temporada.

Do grupo 2, também ficarão no próximo ano, Mogi Mirim, Tombense e Macaé.

Guarani, Botafogo SP, Boa Esporte e Juventude foram às quartas de final. Eles ainda dependem da próxima fase, para saber se avançam à Série B ou permanecem na C.

Do Grupo 1, Fortaleza, ABC, ASA e Botafogo PB avançaram às quartas de final, e ainda dependerão da próxima fase para saber se sobem para a Série B ou permanecem no atual patamar.

Confiança, Salgueiro, Cuiabá e Remo se mantiveram na Série C para este ano.

Estão rebaixados à “D”, River PI, América RN, Portuguesa e Guaratinguetá.

Série C 2017

A Série C do próximo ano será formada novamente por 20 clubes. Os que permanecerem deste ano, os que subiram da Série D e também o que vão ser rebaixados da Série B.

Com o fechamento das quartas de final, o que acontecerá no dia 9 de outubro, restarão conhecer apenas quatro adversários para a próxima temporada.

Em se mantendo a atual fórmula, se forma dois grupos na primeira fase, os dos clubes mais ao norte e outro com clubes com sedes mais ao sul do Brasil.

Há uma expectativa que a competição possa ganhar a mesma fórmula das séries A e B, com jogos de ida e volta, todos contra todos, em pontos corridos, algo já cogitado para este ano, mas que não saiu do papel.

Fonte: Redação