O Campeonato Estadual de Futebol Profissional de 2017começa no próximo dia 28 de janeiro e fecha dia 30 de abril com dez times divididos em duas chaves de cinco, Norte e Sul, valorizando os tradicionais clássicos.
Na abertura, ainda sem horário definido, Cuiabá e Dom Bosco jogam no sábado. No domingo 29, Mixto e Operário fazem o “Clássico dos milhões”. Os dois jogos serão na Arena Pantanal.
Na outra ponta, dia 29, Luverdense, atual campeão, faz com o Sinop, reeditando a final do ano passado, o clássico regional do Norte, em partida marcada para o Gigante do Norte, em Sinop. Na chave Sul, Araguaia e União se pegam no Valeriano Costa. Cacerense folga e estreia na quarta-feira, dia 2 de fevereiro.
A Federação Mato-grossense de Futebol espera fechar ainda nesta semana a tabela completa. “com cuidado para não ter que mudar a agenda depois”, disse João Carlos, presidente da entidade.
Pelo regulamento, que está pronto, os clubes jogarão entre si dentro da própria chave, em dois turnos. Ao final da primeira fase, dois de cada chave se e classificam, e, vão para o mata-mata, cruzando o primeiro contra o segundo de cada grupo. Os vendedores decidem o título.

Ainda na primeira fase, os dois últimos colocados de cada grupo são rebaixados para a segunda divisão de 2018. Ao final, o campeão e o vice se garantem na Copa do Brasil de 2018. O Luverdense , campeão do ano passado e tricampeão estadual, e o Cuiabá , tetra campeão, são os times favoritos para a conquista do título.

Os clubes tradicionais como Mixto, Operário e Dom Bosco, parecem apenas coadjuvantes, tendo em vista a fraca estrutura e o pouco investimento. No interior, Sinop e União são os mais fortes, tradicionais e podem disputar o título, mas Cacerense e Araguaia, que nem começaram a treinar, devem ser “meros participantes”.

Fonte: Redação